quarta-feira, outubro 01, 2003

A MEMÓRIA COLECTIVA
Pode falar-se de memória colectiva de um determinado acontecimento, no seio de uma população ? Quanto tempo dura essa memória, se nada for feito para a preservar e continuar no tempo ?
Já explico : estas questões ocorreram-me a propósito da actividade profissional da minha filha, professora de Inglês do ensino secundário. Este ano ensina o 12º ano e no programa ( de Inglês ! ) do 1º período tem lugar de destaque a 2ª Guerra Mundial.
A avaliar pelos comentários que dela ouvi, nem ela nem os alunos sabem grande coisa sobre este tema, contudo.
A 2ª Guerra Mundial foi algo de tão terrível e tenebroso, no que respeita a sofrimento humano, que o mundo gritou então “NUNCA MAIS”.
Centenas, milhares de monumentos foram erguidos em todo o Mundo para perpetuarem essa afirmação.
Nunca o esqueçamos : milhões de seres humanos mortos, judeus, soviéticos, ingleses, franceses, americanos, japoneses, alemães, italianos ...a tentativa inqualificável de extermínio total dos judeus e outras minorias e a liquidação sistemática de populações inteiras na então União Soviética, cometidas pelos alemães, a selvajaria criminosa e sanguinária dos japoneses em relação aos prisioneiros de guerra, a desproporcinada violência da bomba atómica em Hiroshima e Nagasaki ...
Nenhum destes acontecimentos terríveis devia ser esquecido. Esquecer, em termos colectivos, é de uma imensa irresponsabilidade e ingratidão para com todos aqueles que morreram a lutar pelo fim daquele pesadelo.
Porém, a realidade é que já quase ninguém abaixo dos 35 ( ou 40 ? ) anos sabe ou sente algo sobre o que se passou, com a provável excepção de algum conhecimento vago e parcelar através de filmes ou de peças de TV.
Os milhões de mortos estão esquecidos.
Estão esquecidas as loucuras do senhor do bigodinho, aqui na Europa, a mania de grandeza daqueles senhores pequeninos descendentes dos samurais, lá no Oriente, as grandes hecatombes humanas, a grande epopeia que foi a luta pela liberdade ...

Não, não estão completamente esquecidas ! Haja Deus : constam, pelo menos, do programa do 12º ano do ensino secundário .... na disciplina de Inglês !

Vale a pena, pode mesmo falar-se de memória colectiva presente e actuante ? Ou estas coisas estão mesmo condenadas à prisão perpétua em enciclopédias e museus ? Que preço iremos pagar por esta incapacidade de transmitirmos este conhecimento, estes valores, ás novas gerações ?

Sem comentários:

Enviar um comentário