quarta-feira, outubro 22, 2003

HOMENAGEM ÀS MULHERES
Nos ultimos anos, em conversas pessoais ou através de programas de conversação na net ( uma realidade a merecer estudo sociológico profundo ) conheci aspectos importantes da vida de algumas mulheres portuguesas, de idade à volta dos 45 a 50 anos.
Com actividade profissional fora de casa, divorciadas ou separadas, magoadas, solitárias e ... com filhos para criar e amar. Não faço ideia da percentagem de mulheres desta gama etária que corresponde a este retrato, mas deve ser bastante elevada. Não quero comentar as causas da situação, nem mesmo as suas consequências. Quero apenas salientar que, em todos estes casos, quem cria os meninos e meninas deste país são elas, estas mulheres.
Sózinhas, abandonadas ou revoltadas, trocadas por modelos mais novos ou obrigadas a romper com situações intoleráveis, ainda assim conseguem ânimo para ganhar a vida e dar amor aos seus filhos, fazendo deles seres humanos integrados e bons.
Muitos dos pais destas crianças ou jovens, ex-maridos e companheiros destas mulheres, são demasiado egoistas e estão demasiado ocupados para ajudar, para amar os seus filhos. E, se o fazem, é durante um fim de semana curto e contrariado, ou limitam-se a enviar uns euros.
Fingimos todos ignorar esta realidade. Estas mulheres nem sequer ouvem uma palavra de estímulo da sociedade.
Por vezes, não sinto grande orgulho em ser homem.
Muitas vezes penso que as mulheres são infinitamente mais corajosas, determinadas e generosas.
A minha homenagem a estas Mulheres e a minha admiração genuina.
Bem hajam.

Sem comentários:

Enviar um comentário