quinta-feira, outubro 02, 2003

A AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS SECUNDÁRIAS
Não consigo perceber, que querem ? Que raio de seriedade existe no sistema e sobretudo quais são os objectivos deste “ranking”, como lhe chamam ?
Vamos devagar : pretende-se com este ranking dar uma ideia do “valor” relativo de cada Escola, enquanto sistema prestador de um serviço ( a educação ) ?
Se assim for, a ideia é muito pouco rigorosa : não se está a avaliar o desempenho da Escola mas sim o desempenho dos alunos, o que , estando obviamente interdependente não é exactamente o mesmo. Se duvidam, digam-me então como é que entre duas Escolas, com um nível médio dos seus alunos totalmente diferente, se distingue o mérito global da Escola do mérito individual dos seus alunos ?
Hem ? É como tentar comparar o mérito pessoal, como treinador, do Mourinho, do FC Porto, com o do Carlos Queirós, do Real Madrid, sem levar em conta a diferença de valor individual dos jogadores do Real Madrid ...
Depois, é bom notar que só deve ser objecto de avaliação algo ou alguém que tenha capacidade de modificar os parâmetros essenciais da avaliação, ou seja, que tenha capacidade de alterar a “qualidade” medida, se esta for insuficiente. Pois bem, como é que se pode melhorar o resultado da avaliação numa Escola pública, se esta não pode modificar parâmetros tais como a qualidade e motivação dos professores ( por exº através de um sistema salarial diferenciado ), infraestruturas ( salas de aula, ambiente climatizado, laboratórios, material informático, etc ) e sobretudo nível qualitativo dos seus alunos ?
Só se fizer como o Real Madrid, para continuar com o exemplo : contrata para alunos o Figo da Matemática, o Ronaldo do Inglês e por aí fora ... mesmo assim, seria impossível, porque se não há dinheiro para fotocópias muito menos haveria para essas contratações eheheheh !
Como se pode comparar o desempenho desta Escola com o de um Colégio privado que pode efectuar elevados investimentos em todos os parâmetros atrás referidos e com capacidade de seleccionar os seus alunos, logo à partida, nomeadamente através de um valor elevado para as mensalidades ?
Que raio de justiça e equidade há nesta confusão ??
Claro que o Real Madrid tem melhores resultados que o FC Porto, que diabo ...
Mas, se assim é, e se os responsáveis do ME compreendem muito bem estes argumentos, porque se insiste na avaliação ?
Cada um que formule os seus palpites... Eu tenho os meus : primeiro, é uma arma contra os professores, que na altura certa pode sempre ser utilizada, por exemplo para impor a ideia dos gestores nas Escolas; em segundo lugar, não é um instrumento tão simples e fantástico de marketing para as Escolas privadas ? Queriam melhor ?
Só faria uma sugestão final : porque não instituir também um sistema de avaliação do desempenho de Ministros e Secretários de Estado, em função do cumprimento dos respectivos programas de governo e sobretudo em função do acréscimo de qualidade que saibam introduzir no funcionamento da coisa pública ?

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