segunda-feira, outubro 20, 2003

O TABACO E A TELEVISÃO MATAM
Conhecem os meus eventuais leitores ( poucos mas bons ) aquela sensação de que o Mundo nos desabou em cima quando, por infeliz coincidência, três ou quatro más notícias pessoais ou que envolvem a nossa família se acumulam na mesma semana ?
Pois bem, acho que isso está a acontecer connosco, os portugueses, com notícias alarmantes a choverem em catadupa, todos os dias. Pedofilia, contas de autarcas na Suiça, pedofilia, autarcas fugidos á justiça em emigração para o Brasil, pedofilia, cunhas de ministros para a filha entrar em medicina, pedofilia, elementos da Brigada de Trânsito presos preventivamente por receberem subornos, pedofilia, médicos em julgamento por prescreverem certos medicamentos a troco de benesses dos laboratórios, pedofilia, pedofilia, pedofilia ....
É um milagre que haja pessoas a ouvir noticiários destes nos ultimos tempos sem entrarem imediatamente numa urgência hospitalar qualquer com uma depressão profunda ! Não há tempo para “lamber feridas”, não há contrapontos positivos destacados, a falta de confiança e a sensação que tudo vai mal são inevitáveis !!
Mas será este um retrato verdadeiro da nossa sociedade ?
Ou será um retrato tirado através de um filtro especial, filtro de cores carregadas ?
E porque não nos dão outros retratos, sem filtros ou com filtros de cores mais claras ?
Porque nos dão só estes ainda por cima em doses repartidas ao longo dos dias e nunca de uma só vez ? Quem toma estas decisões, mostra este retrato hoje e aquele amanhã ? Não mostres esse que é muito cor-de-rosa, antes aquele que é bem vermelho ? Quem tem o poder para fazer isso ? Que tipo de controlo tem a sociedade sobre essas escolhas, e, consequentemente, sobre os impactos dessas escolhas no conjunto da população ?
Pois bem ... conhecem a recente medida de colocar etiquetas nos maços de tabaco avisando os possíveis compradores para os efeitos negativos do tabaco ? Do género “O TABACO MATA” ?
Tenho uma sugestão então : que se legisle, no âmbito da Assembleia da República, no sentido de obrigar as estações de televisão e os jornais a afixar, em pleno écran, durante os telejornais, ou na página de rosto, um aviso do seguinte tipo :

NOTE BEM : OS JORNAIS E A TELEVISÃO PODEM EMPOLAR E DETURPAR A REALIDADE SE COM ISSO CONSEGUIREM MAIOR AUDIÊNCIA”

Talvez assim fosse possível minorar os efeitos negativos deste tipo de informação. Talvez.
E mesmo que não se conseguisse impedir a depressão colectiva e a vida estragada de muita gente, sempre seria uma medida de coerência em relação ao tabaco.

Sem comentários:

Enviar um comentário