terça-feira, outubro 28, 2003

GATO SEM VERGONHA
O meu gato é teimoso como qualquer outro gato : é capaz de saltar para cima da mesa, ao almoço ou jantar, dez, vinte vezes, mesmo depois de umas valentes palmadas. Não há ameaças ou seduções que o desviem da sua tentação. Se falo no meu gato agora, é porque percebi que, afinal, os portugueses são tão dissimulados, teimosos e obstinados como ele.
Há uns dias, o Presidente da República fez uma comunicação ao país, sugerindo que se acabasse com a novela da Casa Pia e se enfrentassem os grandes problemas nacionais. Toda a gente ( de bem, aqueles a quem perguntam a opinião ) declarou compungidamente que sim senhor, que o senhor Presidente tinha razão, que era tempo de ganharmos juízo ... Claro que isto já foi há uns dias e um homem não é de pau : mensagem esquecida e pimba ! Aí a temos de novo, à novela, em todo o seu esplendor : uns dizem que o Ministério Público se comporta como a Pide ou a Gestapo , outros ( que por acaso é outra ) enervam-se com o adiamento dos julgamentos e dizem que assim, qualquer dia já não há vítimas, fogem todas. Uns continuam a declarar a sua fé na justiça ( nunca percebi que raio vem aqui fazer a fé ), outros insinuam que todo o edifício jurídico se está a desmoronar. Um "ilustre" causídico, invocando o seu dever de defesa do cliente, inventa artifícios das arábias para adiar o julgamento do mesmo. Cliente esse que estará na condição de "vegetal", na opinião de um qualquer psiquiatra que vi e ouvi na TV. Hummm, talvez um pepino, ou uma cenoura, a ajuizar por aquilo de que o homem é acusado.... Não, não me parece mal brincar com isto, toda a gente anda a brincar, só eu é que não posso ??
É a novela das 8, no auge das audiências.
É o regresso à barafunda depois do acto de contrição.
Estou a ver daqui o meu gato, a limpar os bigodes e a olhar-me com ar de gozo :
"Então, e eu é que sou desavergonhado, não é ?"
Touché. Nunca mais dou nenhuma palmada ao meu gato.

Sem comentários:

Enviar um comentário