segunda-feira, outubro 13, 2003

TÍTULOS DE CAIXA ALTA
O Diário de Notícias de hoje titula na 1ª página, a toda a largura e com letra bem grande, ao lado de uma fotografia de Paulo Pedroso : “Relação ignorou queixas contra Paulo Pedroso”.
Li o título e fiquei alarmado. Queres ver que agora um tribunal como o da Relação de Lisboa nem sequer conhecia as queixas ( os testemunhos ) contra o arguido quando fez aquele despacho de revogação da prisão preventiva do homem ??
A sério, pergunto-lhe a si, leitor, que pensa após ler este título ?
Vai-se ler o conteúdo da notícia e vemos que, afinal, se trata de uma questão diferente : a Relação, ao que diz a notícia, levantou duvidas quanto à competência do Ministério Público para investigar estes crimes, uma vez que sendo o crime de pedofilia semi-público exige uma queixa formal de alguém e essa queixa não constava do processo.
Percebem ? Não se trata do Tribunal não ter lido os testemunhos contra Paulo Pedroso, trata-se apenas de não ter conhecimento da queixa formal sem a qual nem sequer o caso poderia ser investigado. Ou seja, nada que comprometa o valor essencial do acordão.
Bom, se assim é, PORQUÊ UM TÍTULO DAQUELES, ASSIM ?
Esta “confusão” vem-se somar a iniciativas que vi na TV, ontem, que entendi como de recuperação da credibilidade de imagem do juiz Rui Teixeira, que procura sempre “fazer o melhor que sabe”.
Que leitura fazer deste tipo de jornalismo ? Isento ? Só comprometido com a procura da verdade ?
Hummmm ... parece-me que há também muito jornalista por aí com alma de vingador implacável e certezas demasiado apressadas !
Assim não vale, meus senhores. Vamos todos jogar limpo, ou estamos numa de vale tudo ?

Sem comentários:

Enviar um comentário