sexta-feira, outubro 24, 2003

VIVA O FC do PUARTO, CARAGO !
Começo por informar o amável leitor ( amável ? se calhar é um ou uma cusca do caraças, e eu aqui com salamaleques ) que não sou adepto do FC Porto nem tenho qualquer simpatia especial pelo sr. Pinto da Costa.
Dito isto, vou dizer outra coisa : se os portugueses, no seu conjunto, tivessem a garra e a auto-confiança do FCPorto, outro galo cantaria na Europa e no Mundo.
É triste que o exemplo para os portugueses tenha de vir de uma equipa de futebol. Ou de uma equipa de Hóquei em Patins, onde fomos de novo Campeões do Mundo ! Triste, mas ainda assim enriquecedor. Vejam bem, é só preciso ser competente, trabalhar e depois não ter complexos de inferioridade, ganhar auto-estima e “jogar” de cabeça bem no ar, a ver o esquema do adversário.
Assim como Kennedy afirmou, em alemão, na ainda dividida cidade de Berlim : “Ich bin ein Berliner “ ( “Sou um Berlinense também, cambada ” em tradução livre ) , também eu hoje gostaria de gritar “Eu soaa do Futebolee Claoube du Puarto, carago !”, aderindo à postura corajosa e desinibida daquela equipa !
É assim mesmo !
No fim, não resisto a uma alfinetadazita : o amável ( outra vez ?? ) leitor decerto não pensa que aquela auto-confiança e aquele saber nasceram apenas dos jogadores dentro do campo, pois não ? Alguém os treina, alguém os estimula, alguém lhes cria condições para eles , jogadores, aprenderem a reagir assim. Não é ?
É sempre o que falta nesta outra equipa portuguesa, o país inteiro : não temos empresários, nem treinadores nem dirigentes de jeito, com capacidade para nos fazer jogar com garra e confiança ...
Mais : esses ilustres agentes do nosso “futebol” nacional parecem ter esquecido que são as expectativas e os anseios pessoais, no seu conjunto, que fazem mover um país e uma economia.
Ou que fazem ganhar jogos e Taças.

Sem comentários:

Enviar um comentário