sábado, outubro 04, 2003

EM JEITO DE RESPOSTA AOS AMIGOS
Alguns amigos escreveram comentários pertinentes a algumas opiniões que aqui deixei no blog, em especial sobre o caso da filha do Ministro dos Negócios Estrangeiros.
É minha convicção de que, neste caso como no do helicóptero de Lamego, andamos a discutir o superficial e periférico em detrimento do essencial. Comentam os meus amigos e amigas que ....
a)....não são assim tão pouco relevantes como isso estes casos uma vez que se prendem com a ética na governação ;
b) ....que os orgãos de informação só “atacam” porque a oposição política “oficial” ( os partidos políticos fora da área do governo ) se demitiram dessa função.
Creio terem razão nestes dois comentários, embora a minha inquietação interior fosse outra, não discordante destas duas, mas focada noutra vertente da nossa vida nacional.
Vou tentar ser mais claro.
Notem quais são os grandes temas actuais de discussão, por exemplo, no Reino Unido e nos Estados Unidos : a participação desses países na invasão do Iraque.
No Reino Unido o Governo e a BBC balançam na corda bamba da opinião pública, tendo ficado provado o ênfase exagerado ( “spiced” ) que o Governo deu à possibilidade do Iraque desencadear acções de guerra química e bacteriológica em 45 minutos. Um cientista, colaborador do Ministério da Defesa suicidou-se, ou foi um pouco “suicidado”. Cerca de metade dos ingleses acha que o Primeiro Ministro se devia demitir.
Nos Estados Unidos, um Embaixador a quem o Presidente tinha mandado averiguar, em África, se o Iraque tinha ou não procurado comprar urânio enriquecido ( usado em bombas nucleares ) veio recentemente afirmar que, no seu relatório de missão, tinha afirmado ser muito improvável ter acontecido essa compra.
Os homens do Presidente, e ele mesmo, que tinham declarado o oposto, encheram-se de raivinha contra o Embaixador e vá de dizerem á Comunicação Social que a mulher desse Embaixador era “espia” da CIA e tinha “metido uma cunha” para o marido ser chamado a essa missão ....
Bronca das antigas, já comparada ao Watergate, que isso de tirar o tapete a um agente da espionagem sem mais nem menos é crime e é pouco bonito ...
Bom, onde quero chegar ? É que, nestes países, a opinião publica discute, faz-se jornalismo e nomeiam-se comissões de inquérito para questões deste tipo : a participação do país na guerra do Iraque, e o uso pelo Governo de falsos argumentos para justificar a entrada nessa guerra.
Aqui em Portugal, discute-se uns passeios de helicóptero e se foi cunha do Ministro para a filha entrar em Medicina....
Francamente ...
Então não apoiamos também essa mesma guerra ? Não vamos enviar um grupo da GNR antes de qualquer decisão da ONU ? Não há nada para investigar e denunciar nesta matéria ? Ou em muitas outras, como o que se passa com a nova constituição da Europa ou os interesses que estão ou estiveram por detrás da privatização dos meios de ataque a incêndios ?
Ou seja : uns vão direitos aos cornos do touro ( desculpem, sou ribatejano ! ) ; nós, os portugueses, atiramos-lhe com umas pedritas, do lado de fora da arena, e mandamos umas bocas...
É esta atitude de lateralizar ( também sei de futebol, viram ? ), de fugir á essência, de olhar para a direita quando o criminoso foge pela esquerda, de discutir o déficit quando já quase não resta país ....é esta maneira de ser que me irrita, francamente.
Aguardo os vossos comentários; eu sei que os meus amigos e amigas gostam das pegas de caras !

Sem comentários:

Enviar um comentário