domingo, outubro 19, 2003

UMA SOCIEDADE DOENTE
Uma sociedade pode adoecer ?
Podem existir sintomas evidentes de mal estar nas relações entre pessoas do mesmo país, ou são apenas sensações individuais extrapoladas para o conjunto dessa sociedade ?
Quero ser mais claro : pareceu-me desde o início que o processo da Casa Pia tresandava a hipocrisia e incluia objectivos escondidos muito diversos da busca da verdade ou da defesa das crianças violentadas.
Hoje, não tenho dúvidas : este processo está a ser conduzido pelas regras da conquista de audiências e de auto-afirmação de alguns jornalistas desejosos de notoriedade, numa actividade que está a lançar uma tremenda confusão e angústia em muitos portugueses, nesta altura completamente incapazes de entender o que se passa.
Se, para além disso, está a ser aproveitado para destruir algumas figuras partidárias já não tenho tanta certeza, podendo acontecer que essa destruição seja mais fruto da agenda própria dos media e da falta de jeito político dessas figuras para lidar com a situação.
Um dos efeitos mais notórios de toda esta novela é a confusão total do público sobre a natureza e méritos da nossa justiça : então prende-se preventivamente e depois vê-se melhor e solta-se ? Ou três juízes da Relação de Lisboa dizem uma coisa hoje e amanhã, três outros, do mesmo Tribunal, dizem exactamente o oposto ? Mas então é mesmo assim que as coisas são ? Isto é que é a Justiça a funcionar ?
Estamos a ficar doentes, muito doentes.
PS – deixem-me só gozar com este pensamento : os media crucificaram Ferro Rodrigues por este ter dito, numa conversa telefónica privada ( e indevidamente escutada ! ) que se estava “cagando para o segredo de justiça”.
Suprema ironia ... é que os media, ao divulgarem esses dados de uma conversa telefónica privada, também estão a mostrar o mesmo desprezo pelo segredo de justiça , só que a nível público, ainda por cima !!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário