quarta-feira, novembro 05, 2003

OS NOVOS VELHOS DO RESTELO
Muito bem : para evitar preconceitos e mal-entendidos, esqueçamos, por momentos, as ideologias e os partidos políticos das nossas simpatias. E também das nossas antipatias. Procuremos ser frios, imparciais, isentos. Sejamos tão puros e descomprometidos como uma criancinha de colo. Atrevo-me mesmo a sugerir que olhemos para o nosso Primeiro-Ministro como uma espécie de Robin dos Bosques e para a senhora Ministra das Finanças como a Madre Teresa de Calcutá das Finanças nacionais.
Isso. Vá lá, façam um esforço. Aí está, pronto !
Então agora expliquem-me lá se o povo que soube partir daqui, de Belém, e chegar ao outro lado do Mundo, enfrentando desafios e perigos de toda a ordem, é o mesmo povo que prepara um orçamento de Estado tão tristemente cobarde e medroso. Naquela época, fomos capazes de navegar para onde mais ninguém o tinha feito. Hoje só conseguimos orçamentar o naufrágio inevitável ? Alguma coisa mudou e eu acho que sei o que foi : os navegadores de hoje são os velhos do Restelo de ontem. Esta é a afirmação mais simpática que consigo fazer, depois de ver aquela proposta orçamental. Que me desculpem a Madre Teresa de Calcutá e o Robin dos Bosques.

Sem comentários:

Enviar um comentário