segunda-feira, novembro 10, 2003

LÁ VEM ELE OUTRA VEZ COM A POLÍTICA ...

Ao contrário de muita gente, acho que este Governo tem uma estratégia clara, bem definida e que está a ser executada de forma segura. O objectivo é a destruição completa dos ultimos resquícios do Estado social. Com requintes, até mesmo com laivos de vingança recalcada há muito. Em vez de uma nação solidária, num país com desigualdades tão gritantes, pretendem a construção de uma sociedade hiper-liberal, onde tudo pode ser objecto da iniciativa privada e todos os serviços devem ser pagos por quem a eles recorrer.
Os valores dessa hipotética sociedade serão a produtividade do trabalho, a competitividade das empresas e a rentabilidade do capital financeiro. O ser humano só interessa enquanto factor e instrumento de produção e, por conseguinte, deve também ser competitivo ... ou desaparecer.
Toda a vida em sociedade, incluindo a política, se deve subordinar aos critérios da economia de mercado. Não existem valores superiores, nem em nome do Homem nem em nome de Deus ... excepto, claro, os valores da propriedade. E, se possível, da fuga aos impostos.
Posso parecer restrictivo, quase fundamentalista. O quadro é tão negativo que o Governo nunca admitirá serem estas as consequências finais da sua actuação. Irá sempre insistir que reduzir impostos às empresas e reduzir salários aos trabalhadores aumenta a competitividade e é, portanto, a melhor forma de tornar todos felizes ...
A evidência, porém, é muito forte e corrobora as afirmações que faço. Muita gente já o percebeu. Mesmo entre aqueles que votaram nestes partidos do Governo. Até a Igreja Católica se inquieta, nos ultimos tempos, com esta liberalização selvagem em nome exclusivo da eficácia e do dinheiro, sem qualquer preocupação com a dignidade do ser humano.
Aqui chegados, tenho que lhes dizer que tenho fé. Este Governo não vai conseguir o que pretende. Continuo a ter o sonho de um Portugal solidário e próspero, tudo ao mesmo tempo. Em liberdade. Com dignidade.
Tenho fé nas próximas eleições.
O Sol irá aparecer novamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário