sexta-feira, novembro 14, 2003

JÁ NEM SEQUER ME CONSIGO ESPANTAR ...

Apontamento #1

Numa página do Diário de Notícias de hoje, um crítico de gastronomia fala de um restaurante na capital, em Carnide. Comida tradicional portuguesa, alentejana, muito boa.
Os preços até são moderados, não mais que 25 euros por cabeça. Diz ele.
MODERADOS ? Eu, por vezes, sinto-me estrangeiro no meu país. Mas que raio de crítico é este, quanto ganha, que noção tem do país onde está, para quem escreve ?
Então pagar 5 milenas antigas por cabeça por um jantar é moderado ? Nesse caso, se é verdade, devo ser eu a andar completamente desfasado do país .... Ou o DN agora só é lido pela chusma de “gestores” públicos, directores-gerais e outros que tais a quem todos nós pagamos demais e que podem entregar-se a almoços e jantares via cartãozinho de crédito ?
Vá, chamem-me agora populista, também. Parece que está na moda o termo...

Apontamento #2

As Finanças descobriram ( agora !! ) que, dos portugueses que em 1999 declararam para IRS rendimentos superiores a 12.500 Euros, mais de 100.000 deixaram de o fazer, nos anos seguintes ....
Tchhhh.... já viram onde chegámos ?
Então demoraram 4 anos para descobrir algo que seria possível em 10 minutos ???
Ah, leitor, leitor, andamos nós a pagar impostos, todos os anos, e as nossas Finanças ainda estão na pré-história, no que respeita a sistemas de informação.E não pensem que é por falta de investimento, não ! Nos ultimos dez anos, que me lembre, o sector das Finanças investiu largas dezenas de milhões de contos em equipamentos informáticos, programas, assessoria técnica e mais não sei quê. Existe um Instituto Informático do Ministério das Finanças, com centenas de funcionários, existem serviços próprios para o IVA, outros para o IRS/IRC, com mais umas centenas de técnicos e uns milhões em equipamentos. Idem para a Informática Aduaneira. E não sei se me esqueço de algum ...
E depois, nem sequer é possível, em cada ano, saber quem deixou de apresentar declaração do IRS em relação ao ano anterior ?
Não esqueça o leitor, nesta matéria de impostos, aquele famoso processo a Inspectores da área de Lisboa e chefes de Repartição ( processo que deve estar mais parado que o ataque do Sporting ) ou ainda ao recente roubo ( roubo, não, entrada com chave e tudo ! ) de computadores de instalações das Finanças em Lisboa.
Quando iremos perceber que andamos para aqui a apertar o cinto e a pagar cada vez mais impostos enquanto outros não pagam nada e alguns ainda recebem por conta ??
Quando nos iremos chatear de vez e limpar a casa, do tecto ao sobrado ? Quando iremos arranjar administradores para o nosso condomínio à beira-mar plantado que não alinhem com esta despudorada incúria e criminosa cedência a grandes interesses ?
Lembrei-me agora ... o crítico gastronómico acima referido, que acha uma quantia módica pagar 25 Euros por cabeça para jantar, quanto pagará de IRS ????
Ehehehehe ...

Sem comentários:

Enviar um comentário