sexta-feira, março 12, 2010

PROBLEMA Nº 1 DO ENSINO : A INDISCIPLINA

Ando a afirmar isto há anos. Literalmente. Há problemas nas nossas escolas secundárias que poderiam ser resolvidos com relativa facilidade e não o são. A indisciplina é um deles. Convirá não esquecer que a disciplina numa escola é condição sine qua non para uma vida escolar sadia que viabilize o ensino/aprendizagem. Contudo, premissas básicas quanto à disciplina são ignoradas por muitas escolas públicas nacionais. Conselhos directivos e agora Directores, largamente ignorantes e incompetentes nesta área, com a cabeça cheia de conceitos parvos e errados, pensam que a indisciplina se resolve com "amor" e "compreensão", apenas falando amigavelmente com os prevaricadores, dando-lhes uma palmada amigável nas costas e mandando-os em paz.
Isto que vos digo não é apenas um palpite : tenho dados concretos para o afirmar. Em várias escolas, a Direcção comete o maior "crime" de lesa disciplina que pode existir, ignorando ostensivamente a maior parte das iniciativas disciplinares dos professores e directores de turma. As participações de ocorrências graves sucedidas nas salas de aulas ( injurias a professores, empurrões, ameaças de agressão física aos professores ... ), levadas pelos directores de turma à Direcção da Escola ficam na gaveta, sem nenhuma acção disciplinar subsequente. Os professores são continuamente desautorizados, umas vezes porque o director tem da disciplina uma ideia romântica e errada, outras vezes porque corre a ideia de que o numero de processos disciplinares instaurados a alunos penaliza a avaliação de desempenho do próprio director. Uma escola conheço eu em que algumas dezenas de propostas para a realização de conselhos de turma disciplinares repousam na gaveta do director ... enquanto os professores são obrigados a fazer frente, sózinhos, sem a cobertura da direcção, às permanentes diatribes e ofensas dos alunos, cheios de força pela impunidade visível dos seus actos. Nessa mesma escola, sabem qual foi a solução preconizada pela direcção ? Colocar mais um professor na sala de aula ... sem qualquer procedimento disciplinar para as faltas cometidas. A vantagem seria, penso eu, dois professores ofendidos e humilhados em vez de um único ! Ou então, passe a ironia macabra, suicidarem-se dois professores em vez de apenas um ! Brilhante !
É assim como vos conto, não pensem que exagero. Os professores, como este da notícia ( que devia ter alguma fragilidade psíquica, para além disso ) são completamente "traídos" por essas direcções incompetentes e destruidoras. Neste caso, diz a notícia, o infeliz professor já teria participado 7 vezes de alunos de uma determinada turma pelo seu comportamento agressivo e ofensivo. Resultado ? Nada, a Direcção não fez nada ... e o pobre resolveu que a única saída seria o suicídio.
Se eu fosse familiar deste pobre professor, garanto-vos que movia um processo-crime contra a direcção daquela escola.
Mas mais : o Ministério da Educação, que dispõe de umas dezenas de professores-inspectores, alguns com larga experiência, porque não elege este tema como prioritário para levar a cabo acções de inspecção ?
Reitero : muitos problemas das nossas escolas seriam resolvidos com uma actuação saudável e consciente, por parte das respectivas direcções, na área disciplinar. O bullying ( nem sei qual é a grafia exacta ), a falta de eficácia das aulas, a carga nervosa dos professores, o stress permanente, o clima de guerra de algumas escolas, tudo seria minimizado e mantido em limites aceitáveis, se essas direcções das escolas tivessem a mais pequena noção do que é disciplina. Acreditam que também conheço escolas onde a divulgação das penas disciplinares impostas ( muito raramente ... ) a alguns alunos foi proibida ? Não se podiam traumatizar os pobrezinhos dos infractores ! E assim se perdiam os efeitos dissuasores das sanções disciplinares, em termos da escola. Enfim, patetices, mas patetices que ajudam a destruir o ambiente das NOSSAS escolas !
E não me interpretem mal : não seria preciso instituir um clima de ferro e fogo, bastaria CUMPRIR o que está regulamentado, sem cedências nem medos. Mais nada. E podiam continuar a dar umas palmadinhas amigáveis nos infractores, se quisessem ... depois de lhes aplicar as sanções que merecem. Não é mutuamente exclusivo, disciplinar e ser humano e amigável.

Sem comentários:

Enviar um comentário