sábado, março 20, 2010

ESTÁ A VOLTAR TUDO AO MESMO ... E NINGUÉM FAZ NADA !

Muitas vezes, ao ler os jornais ou a ouvir os noticiários, apalpo-me para ver se ainda estou vivo e se não é nenhuma alucinação. Ou pergunto-me se estive ausente da Terra por vários anos e não acompanhei a evolução. Nem uma coisa nem outra, a explicação tem que ser outra.
A verdade é que por mais que me esforce, não consigo entender este mundo em que vivemos. Nunca ouvi falar em certas regras que hoje são leis e comandam o Mundo. Não consigo perceber porque temos que aturar isto.

Vejamos, uma delas, as empresas de rating. De onde saíram estas abencerragens, quem lhes conferiu credibilidade, que raio de armadilha é esta em que um país soberano está condenado a pagar mais de juros, muito mais, porque um qualquer energúmeno de uma empresa dessas diz que Portugal está em risco ...
Que raio de Mundo é este ? Quem são essas empresas, porque havemos de estar dependentes delas ? Que confiança merecem quando se sabe que só fizeram asneiras no período da crise financeira ? Como é que havemos de acreditar que estas empresas não são cúmplices dos que ganham milhões com a especulação do mercado monetário ? Porque é que a Europa continua a recusar-se a formar uma empresa destas, possivelmente integrada no BCE ?

Outro assunto, relacionado com o mesmo. A quem pode um país da Europa pedir dinheiro, quando precisa ? Quem são as entidades misteriosas desse tal mercado de capitais internacional ?
Então o Banco Central Europeu fez-se para quê, se não são eles que emprestam dinheiro aos países europeus ? E que regra esquisita é essa da Europa do euro que preceitua que nenhum país pode emprestar dinheiro a outro que esteja em aflição ? Que raio de sentido faz a Grécia precisar de dinheiro e ter que recorrer ao FMI ???
Que porcaria de espaço é este, o dos países do euro na Europa, que nem sequer se ajudam uns aos outros ? Que vantagem então em estar na zona euro ? O controlo da inflação ? Bahhh, dá ideia que o Reino Unido, a Dinamarca e a Suécia têm taxas de inflação elevadíssimas, não ?

Há 1 anito, todo o Mundo se confessava em pânico, a modéstia e a confissão dos pecados estava na ordem do dia, toda a gente afirmava que era prioritário “meter” dinheiro no sistema bancário, nas empresas, em todos os sectores ...
Então, apenas 1 ano depois, já ninguém se lembra disso ? Agora, à viva força, toda a gente quer reduzir os défices de um ano para o outro ? Já passou a crise ? Já não são necessários apoios ? Já toda a gente se rendeu de novo à ditadura dos mercados financeiros, que continuam tão desregulados como antes da crise ? Ninguém pergunta porquê ? Voltámos à ditadura das grandes financeiras ?
Vamos aceitar nova crise só porque essa gente continua a querer ganhar biliões, nem com milhões se contentam ?

Como vêem, o Mundo não parece estar de muito boa saúde mental ... mas se calhar sou eu que estou doente e ainda não aceitei que hoje, no Mundo, tudo e todos se submetem ao deus sagrado dos tempos modernos, o dinheiro, nú e crú, sem sentimentos nem remorsos.
Afinal, sabe muito mais da vida o senhor Godinho, sucateiro, filósofo da modernidade e filantropo do que o Papa, não é ?
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário