sábado, março 06, 2010

O ADIAR PERMANENTE DAS VERDADEIRAS QUESTÕES ESTRATÉGICAS

Amigos : temos vindo a falar de economia. Tenho-vos transmitido a minha convicção de que a economia ( a oficial ), como ciência, faliu completamente. Mantenho essa convicção.
Outra coisa é falarmos da organização da nossa vida económica, nos seus vários sectores. Que fazer da agricultura, das pescas, da industria, dos serviços. Queremos ou não investimento estrangeiro ? Como é que a educação e a justiça, por exemplo, jogam com os objectivos dos outros sectores ? Por aí fora.
Provavelmente, ninguém que leia estas linhas contesta a necessidade de Portugal tenha ideias para a evolução dos sectores que acima descrevi. É fundamental sabermos o que queremos fazer nesses sectores, traçarmos planos para isso e ... cumprir esses planos.
E uma grande parte dos nossos problemas está aqui : alguém conhece esses planos ? Alguém já disse, neste país, o que se vai fazer das pescas, da agricultura, do turismo, da justiça, da educação ?
Respondam em consciência, por favor.
Não, ninguém disse. Nuns casos, porque não sabem, noutros porque não querem dizer.
Na agricultura e nas pescas, por exemplo, tem sido muita clara a orientação, pressionada por Bruxelas, para ir extinguindo esses sectores em Portugal. A Europa tem milhões de agricultores a produzir, do que precisa é que Portugal importe esses produtos, não que os produza. Quanto às pescas, para além do mesmo raciocínio, acresce outro, importantíssimo : se Portugal deixar de pescar, as suas águas e as suas quotas de pescado reverterão para os restantes países da Comunidade.
Pensam que não é assim, que eu exagero ? Então pesquisem, leiam, procurem, pensem e depois falamos outra vez.
Então o que fica ? O que significa hoje governar ? Qual tem sido a estratégia para o desenvolvimento do nosso País ?
O quê ? O plano tecnológico, o TGV, o novo aeroporto ? Isso é que é uma estratégia ?
Que Deus nos proteja, nada disso está pensado em termos integrados, de projecto sério. A verdade é que as consequências dos cursos mal tirados não são apenas políticas, são sobretudo um travão ao desenvolvimento do país. Então não é que ouvi, um destes dias, o senhor ministro do Equipamento Social ou das Obras Públicas ou lá o que é dar como justificação para o TGV permitir aos madrilenos vir a Lisboa fazer surf ? Querem maior demonstração de que estamos entregues aos bichos ?
Meu Deus ...
Entretanto, o país vai ficar adiado mais 3 ou 4 anos, com o famigerado PEC II, vai ser um apertar de cinto diabólico ( sempre os mesmos ) , o grande objectivo vai ser outra vez o défice público !
E as verdadeiras questões – aquelas de que falámos acima – vão outra vez ficar adiadas.
Ah ganda Governo ! Ah ganda Europa !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário