quinta-feira, março 04, 2010

CRISE ... MA NON TROPPO !

No seguimento do que ontem escrevi, dei hoje comigo a ruminar certas notícias vindas a lume. Ruminar é mastigar lentamente, não é ? Pois foi o que fiz, com os anúncios dos lucros obtidos em 2009 pela PT e também pela EDP. Centenas de milhões de euros, a EDP atingiu praticamente os 1000 milhões de euros. São empresas privadas, geridas na perspectiva do lucro, pelo que se pode afirmar que são resultados brilhantes.
Brilhantes ?? Mas oiçam lá, amigos, 2009 não foi um ano de uma crise do caraças ? Como é que estes senhores conseguem obter resultados destes ?
O mínimo que me passa pela cabeça é que os bancos, a EDP e a PT nunca foram avisadas quanto à crise.
Vejamos : então empresas que fornecem crédito ( bancos ) e serviços essenciais á nossa economia ( comunicações, electricidade ) não foram chamadas a suportar a sua quota-parte de esforço para recuperar da crise ? Como, por exemplo, energia e comunicações a preços mais baixos para a industria e comércio, crédito mais acessível e a custos inferiores ? Ou, em alternativa, com o pagamento de uma sobretaxa nos seus impostos ?
Não seria isso legítimo e até natural ? Notem que, pelo menos a Caixa Geral de Depósitos, registou uma diminuição grande nos seus lucros. Não seria de esperar o mesmo das outras grandes empresas ? Sem comprometer a sua rentabilidade e a retribuição justa aos accionistas ?
Pois é, meus amigos, é por estas e outras que os portugueses se sentem tão deprimidos, tão ofendidos com os políticos, tão descrentes quanto ao futuro.
É que, ao contrário do sol, a crise, quando chega, não é para todos ...

Sem comentários:

Enviar um comentário