quinta-feira, janeiro 08, 2004



GOSTO DE BENFICA

Vivo em Benfica há muito tempo. Desde que o 25 de Abril decidiu tornar-se cravo vermelho e feriado. E gosto. É uma zona com resquícios de um passado não muito longínquo, de quintas e casas solarengas. O bairro mantem um ar de velho fidalgo, talvez arruinado nos haveres mas não nos princípios. É um daqueles bairros lisboetas, tal como Campo de Ourique ou a Graça, onde saímos de casa e temos ainda ali à mão cafés, pastelarias, padarias, farmácias, bancos, sapatarias e sapateiros, lugares de frutas e hortaliças, um grande mercado, lojas de ferragens, drogarias, lojas de tecidos e até retrosarias ! Ainda sabem o que é uma retrosaria ? Com todos aqueles carrinhos de linhas, agulhas, fechos éclair e bugingangada do género ?
Claro, não falta uma igreja matriz, antiga, sólida. Perto dela, um velho chafariz, encimado por um brasão do tempo da monarquia, agora normalmente escoltado por pombos cinzentos e brancos. É um bairro onde ainda se podem ver casas antigas, muitas recuperadas, de apenas rés do chão e primeiro andar, um traçado simples, limpo, puro. magnificas cantarias nas portas e janelas.
Num muro anexo à Igreja, a Junta de Freguesia mandou fazer uns painéis de azulejos com algumas figuras típicas da velha Lisboa : a lavadeira, o aguadeiro, a galinheira ( a mulher que vendia galinhas ), etc ...
Num dos restaurantes da zona existe um outro painel de azulejo, mostrando um ribeiro que corria exactamente em frente da Igreja ( onde é a pastelaria Nilo ) com as lavadeiras a lavar a roupa dos clientes. Isto há menos de um século !

Em Benfica, as pessoas mais "antigas" ainda se cumprimentam na rua, mantendo os hábitos tradicionais portugueses. Isto dá um sentimento de pertença colectiva, uma sensação agradável de sermos e pertencermos. Gosto de sair à rua, seja a que horas for, e deambular um pouco pelos passeios.
Hoje, foi diferente : lembrei-me de levar a máquina fotográfica, tirar algumas fotos e falar-vos desta zona onde vivo.
Espero que me desculpem o bairrismo. Em minha defesa, notem que nem sequer vos falei no clube de futebol que retirou de Benfica o seu nome. Talvez por pudor .... ehehehehe !

Sem comentários:

Enviar um comentário