sexta-feira, janeiro 09, 2004



A FRAUDE COMO NORMA DE VIDA

No ultimo Benfica-Sporting, o primeiro golo do Sporting resultou de uma grande penalidade “fabricada” por um jogador do Sporting, o Silva ( ver banda desenhada de Luis Afonso, ao lado, com a minha vénia ao autor ), ao simular que tinha sido derrubado por um jogador do Benfica.
Diga-se desde já que esta não é uma polémica clubística, era o que me faltava meter-me nessas. Não se trata, portanto, do Sporting. A verdade é que, em Portugal, a quantidade de golos obtidos desta forma fraudulenta é enorme, em todos os clubes.
Em recentes declarações, Fernando Santos, treinador do Sporting, reconheceu perante a imprensa ter havido simulação, achando o facto normal no futebol e adiantando que não manda os jogadores deitarem-se para o chão, mas também não lhes recomenda que o não façam...
Estas declarações são prova de uma insensibilidade tremenda sobre o que devia ser a ética de um treinador. A única explicação possível para estas palavras é que a fraude se tornou prática corrente, perdeu a conotação negativa e, pelo contrário, é algo valioso e eficaz no desempenho dos clubes.
Com a visibilidade que o futebol tem e a tendência dos adeptos para reproduzir modelos que lhes chegam por esta via, imaginem agora os danos éticos e morais que estas fraudes provocam na formação e comportamento de milhares e milhares de pessoas.
A mensagem é única e simples : a fraude compensa, desde que não seja descoberta e punida. E um treinador de futebol ( um ? dezenas ! ), e toda a Liga e a Federação, e todos os dirigentes dos clubes, e todos os adeptos sabem disto e ninguém se rala muito. A não ser quando o seu clube é prejudicado.
Acham que seria muito dificil acabar com este espectáculo degradante ? Eu não acho, desde que todos quisessemos acabar com isso. E não me venham tentar resolver o assunto com mais leis, as leis do futebol já punem a simulação. O que é preciso é vontade de acabar com a mentira e obrigar os jogadores a actuarem com verdade.
Bom, dirão vocês, leitores : mas isto é apenas futebol, que se lixe .... já se sabe que é um mundo sem grandes éticas !
Ah é só no futebol ? Mas então não é nítido que esta mesma permissividade perante a fraude e o ilícito ( e a falta de verdade e de fair play ) se estendeu já a toda a sociedade ?
Pensam que os penalties fabricados acontecem apenas no futebol ???

Sem comentários:

Enviar um comentário