quinta-feira, janeiro 15, 2004

.
APETECE-ME DIZER : PORRA, ESTOU FARTO !

Uma vez mais, pelo segundo ano consecutivo, Durão Barroso impõe aos trabalhadores da Função Pública uma REDUÇÃO dos seus salários reais. Para todos com vencimentos superiores a 1000 euros que, como se sabe, é o limite da riqueza neste país. A partir de 1000 euros são todos ricos, ninguém precisa de aumentos.
Sejamos claros e rudes : não há qualquer justificação económica ou financeira para proceder desta forma. O défice não seria incomportável, se pelo menos todos os funcionários fossem aumentados em 2%.
Porque toma o Governo esta medida ?
Primeiro, como sempre, porque pode. Não sendo o sector público um negócio, ainda que a reacção seja violenta, com greves demoradas, o Governo encolhe os ombros : a sua capacidade de sobrevivência é muito maior que a capacidade de resistência dos funcionários públicos. Mais : ainda ganha dinheiro com as greves, não paga nem salários nem subsidios de refeição.
Segundo, quer dar o exemplo ao sector privado. Porém, neste sector as regras são outras e as negociações vão conduzir decerto a aumentos entre 2 a 3% para muitas empresas privadas.
Terceiro, e porventura mais importante : o Governo quer ganhar credibilidade política. Mostra que está a governar com rigor. Dá o exemplo. Ganha apoios em todo o centro e direita. Suscita aplausos entre todos aqueles que querem acabar com o Estado. É uma medida que lhes dá gozo pessoal. Tomem, cambada de malandros, chupistas do orçamento !

A todas estas razões, apetece dizer : vão gozar com as famílias deles, caramba ! Eu estou a ficar farto de ser o bombo da festa. Se querem mostrar-se convincentes numa política de austeridade, então que seja todo o País a pagar os custos dessa política e não apenas sempre os mesmos. Por exemplo, porque não fazem uma redução de 5 ou 10% em todos os vencimentos superiores a 5000 euros ?
Estou a ficar sem paciência, de facto. Não vejo apontarem nenhum objectivo mobilizador. Não vejo um só sinal de esperança. Não vejo equidade nos sacrifícios pedidos. Não vejo seriedade nesta política. Não vejo caminho nenhum traçado. Tenho a certeza que assim, não vamos a lado nenhum mesmo. Não é assim que se mobilizam pessoas como estas que vou mencionar e que, quer se goste ou não, fazem funcionar este país no dia a dia : Médicos e enfermeiros, Professores a todos os níveis, Juízes e oficiais de justiça, funcionários de Ministérios mais sensíveis, como os das Finanças ( cobrança de impostos ), Polícia e GNR, Forças Armadas, etc ...
Sim, porque NÃO é VERDADE que os funcionários públicos sejam uma espécie de sanguessugas da nação, como este Governo e os seus apoiantes andam a querer fazer crer.
Entre eles trabalham muitos técnicos de grande qualidade, de grande devoção, a troco de meia dúzia de amendoins, ainda por cima. Bolas, estou farto de ouvir disparates e mentiras sobre este tema.

Espero, bem sinceramente, que sejam MUITOS os que no dia 23 lhes vão dizer o que pensam deles.
Eu estou a fazê-lo já aqui e agora : se só sabem fazer isto, senhores do Governo, então porque não se vão embora ?

Sem comentários:

Enviar um comentário