sexta-feira, janeiro 23, 2004

.
A GREVE DA FUNÇÃO PUBLICA E A FALTA DE VERGONHA DOS PARTIDOS POLÍTICOS

Estive a escrever umas linhas sobre esta greve da função pública. Depois, desisti. A raiva surda é tão forte que nem consegui dizer o que sinto. Estes senhores, tal como antes deles já outros o tinham feito, usaram e abusaram da máquina estatal para fornecer emprego e benesses ás suas clientelas partidárias e aos seus amigos. E como os salários normais da função publica não são principescos, londe disso, trataram de inventar subterfúgios legais para lhes pagar salários chorudíssimos. Como é que julgam que apareceram os Institutos ? E não pensem que é um ou dois : são centenas, caramba, centenas !
Depois, inventaram o estatuto especial do gestor público, os administradores dos hospitais SA, eu sei lá que mais, tudo sentado à mesa do orçamento do Estado.
Foram dezenas e dezenas de milhares os novos “funcionários públicos” que entraram por esta via nos ultimos anos. Normalmente, gente com pretensões, com ligações a partidos ou familiares, gente que veio para ganhar bem e fazer pouco. Inexperientes, sem qualquer qualificação especial, a quem foram distribuidas colocações na ordem dos 3000 ou 4000 0u 5000 euros mensais. Um escândalo partidário e nepotista, que nunca será trazido à luz do dia já que quase todo o país foi conivente ! Usaram os dinheiros públicos de uma forma obscena, distribuiram tachos como nunca o regime de Salazar ousou, meteram na função pública todos os amigos, apaniguados, primos, sobrinhos, cunhados, amantes, eu sei lá ....
E depois de tudo isto vêm agora reclamar que há muitos funcionários públicos, que o peso dos salários no orçamento do Estado é exagerado, que é preciso ter paciência e aguentar com reduções do salário real e reduções nas reformas !!!
Não é preciso ter lata ? Não é mesmo falta de vergonha e hipocrisia ? Mas quem é que criou a situação que eles mesmo denunciam ? Não foram eles ? Ou foram os funcionários públicos que meteram lá todos aqueles tipos de que falei ?
Senhores de todos os partidos, neguem o que afirmo, se puderem ! Mesmo o PCP, que nunca tendo estado no poder ( à excepção dos primeiros Governos provisórios pós-25 de Abril ) tem o controlo de várias Autarquias locais onde se passa exactamente o mesmo !

Sem comentários:

Enviar um comentário