segunda-feira, dezembro 29, 2003

A VELOCIDADE EXCESSIVA COMO MAIOR CAUSA DE ACIDENTES OU A HISTÓRIA DA RÃ SURDA
Não há disparate maior que atribuir à velocidade excessiva a explicação para a maior parte dos acidentes verificados nas nossas estradas. O pior de tudo é que explicando a tragédia com uma causa errada, as medidas de profilaxia serão também forçosamente erradas.
Claro que a velocidade excessiva tem um papel nesta carnificina, ninguém o pode contestar. Se os automóveis estivessem todos parados ou andassem todos a 40 km/hora o numero de acidentes graves diminuiria, não é ? Contudo, o que eu sustento é que o excesso de velocidade não pode ser responsabilizado como é habitual, trata-se de um erro infantil. A velocidade é apenas um potenciador, um catalizador, não é uma causa. As causas terão sempre de ser encontradas em manobras erradas, desrespeito pelas normas básicas ( sinais de stop, lei da prioridade, riscos contínuos, curvas sem visibilidade, etc .. ) e atitudes dos condutores enquanto andam na estrada ( falta de contenção psicológica, agressividade, leviandade, falta de informação, incapacidade de percepção de situações de perigo, etc ... ). Uma fatia grande de responsabilidade, também, para os traçados das vias, que por vezes parecem mais da autoria do Zé da Esquina do que de um engenheiro qualificado. Idem quanto á sinalização vertical e horizontal, simplesmente aberrantes, como se sabe. Sómente DEPOIS de tudo isto se situa a velocidade excessiva, ela própria motivada por alguns destes factores de índole pessoal que atrás referi.
Logo, insisto, afirmar repetidamente que a má da fita é a velocidade excessiva ou é simplificação excessiva, ou é ignorância ou ... pura e simplesmente a vontade de nada fazer quanto às verdadeiras causas. Eu nem diria verdadeiras causas, diria antes quanto às causas, UMA VEZ QUE A VELOCIDADE EXCESSIVA É UMA CONSEQUÊNCIA DOS MESMOS FACTORES QUE EXPLICAM OS ACIDENTES, não é uma causa.
Faço-me entender ? Quando um condutor segue a 150 kms/hora numa estrada, ultrapassando traços contínuos e seguindo fora de mão em curvas sem visibilidade, como se vê em imagens colhidas pela BT, se se verificar um acidente a CAUSA é o excesso de velocidade ? Digam lá ?
É que, ao insistirem nesta tecla e ao tentarem resolver o problema do numero excessivo de acidentes nas nossas estradas apenas pelo controlo da velocidade, as autoridades fazem-me lembrar aquele cientista que, para estudar o comportamento da rã perante ordens verbais, ia mandando a rã saltar, depois de lhe curtar uma, duas, três e as quatro patas. Quando mandou saltar a rã depois de lhe ter cortado as quatro patas, e perante a quietude do bicho, escreveu no seu bloco : “ Quando se cortam as quatro patas a uma rã, ela fica surda “
Pequenas incorrecções de análise, grandes erros nas conclusões.

Sem comentários:

Enviar um comentário