terça-feira, dezembro 02, 2003

PERIPÉCIAS NO COLOMBO
Não há, na actualidade nacional ou internacional, nada que me apeteça comentar. Não é que as coisas não vão “mexendo” ... eu é que não tenho coragem de falar sobre isso. O Iraque é cada vez mais a confusão total ; Israel constrói muros para deter os kamikazes palestinianos; a Europa põe-se em bicos dos pés, com a história de uma força de defesa autónoma, distinta da NATO, que contudo não quer pagar; o presidente Bush dá uma de motivar os seus rapazes, indo de noite, à sucapa, ao Iraque ... enfim, nada disto tem graça nenhuma, é triste, não tem ponta por onde se lhe pegue.
Pelo reino do absurdo ( Portugal, claro ) as coisas estão na mesma. A drª M.F.Leite insiste que a única coisa a fazer é respeitar os limites do déficit, enquanto ao mesmo tempo vota a não penalização da França e Alemanha que fizeram o oposto ; o ministro Paulo Portas concorda com uma força autónoma de defesa para a Europa, desde que não seja uma duplicação de meios ( ?? ) da NATO ; o Parlamento entretêm-se a re-averiguar o caso da cunha para a filha do ex-ministro dos Negócios Estrangeiros ... isto é, ou não é, o reino do absurdo ?
Nestes ultimos dias acho que desliguei os circuitos políticos todos. Limito-me a andar por aí e a viver.
Hoje, por exemplo, fui ao Colombo, a uma estação de Correios que há lá, simplesmente para enviar uma carta registada com aviso de recepção. Pois bem, estive perto de 40 minutos para fazer isso mesmo. Um espanto. Com senha de vez no atendimento e tudo. Chegado ao balcão, a menina deu-me 2 impressos e diz-me “Preencha aí enquanto eu atendo outra pessoa”. Ainda esbocei um “Isto tudo ??” mas ela olhou-me com ar severo e diz que sim, é preciso aquilo tudo. No séc XXI, nos Correios em Portugal, é preciso preencher à mão dois impressos para enviar uma carta registada com aviso de recepção.... sabiam ? Depois descobri : é que o aviso de recepção que eu hei-de receber, quando a carta for entregue, é preenchido logo por mim !!!!
Entretanto, enquanto esperava, vi esta cena intrigante : uma mamã muito jovem, com o seu filhote num carrinho. O puto devia ter menos de 1 ano, não sei bem calcular, mas ainda não falava nada que se percebesse. Acontece que o miudo, talvez chateado com a eficiência dos nossos Correios, chorava desalmadamente. Chorar é mais fácil que falar, não é ?
A mãe, para o calar, deu-lhe o telemóvel. Nessa altura, comecei a olhar para o miudo com atenção, eu estava muito perto. Agora imaginem o que aconteceu : o miudo, põe-se a calcar nas teclas com os deditos, faz um gesto para levar o telemóvel á orelha ( de facto encostou-o à testa mas o que conta é a intenção, não ? ) e desata aos berros : “Tá ?? pá ? rebababa ...brrrrr ....gnhhhh ..... timmmm ...” imitando perfeitamente uma pessoa a telefonar, embora com os “grunhidos” próprios da idade.
Fantástico, esta nunca tinha visto : os putos desta geração mexem nos telemóveis e falam neles mesmo ANTES de aprenderem a falar !!!
Co’os diabos, já viram uma cena destas ?
Mas hoje não era mesmo o meu dia. Entrei a seguir na FNAC, e fui direito á cafetaria para beber um café. À minha frente, na caixa, um casal, ambos muito bem aperaltados e com ar de intelectuais á portuguesa. Eu depois explico esta. Enquanto eles decidiam o que queriam, e eu esperava, foram chegando pessoas conhecidas deles, amigos, familiares, etc , sem eu perceber porquê, sequer. A verdade é que, todos se lhes juntavam junto da caixa e ele perguntava: “O que vão beber ? “ e ia pedindo .... E foi assim que, em vez de duas pessoas à minha frente, me vi ultrapassado por algumas 10 ou 15 pessoas todas com um ar muito bem, ninguém se preocupando aqui com o rapaz ... ehehehe ...
Se já me conhecem um pouquinho, sabem que isto não ficava assim, não é ?
Pois foi, chateie-me e bati no ombro do tal tipo que tinha tantos amigos e disse-lhe : “Olhe, já agora eu também bebo um café ...OK ? “ Ehehehehehehe ....
O digno senhor ficou assarapantado de todo, depois percebeu, riu-se e até me queria pagar o dito café ...
Bolas, estava a ver que não saia de lá hoje !
Afinal, vi depois, o tal tipo é autor de um livro qualquer cuja apresentação decorria hoje naquele espaço da FNAC. Aquelas pessoas eram todas fãs ou amigos que o vinham apoiar ... Não sei de que livro se trata, as probabilidades são de que seja uma parvoíce qualquer sem valor de maior. Muito me admiraria se assim não fosse.
É que hoje em dia até o Fernando Tordo é romancista, ele que eu julgava ser músico e cantor !!!
Ainda hei-de ver o Lobo Antunes a cantar ...

Sem comentários:

Enviar um comentário