terça-feira, dezembro 09, 2003

ISTO NEM DÁ VONTADE DE ESCREVER ...
Tenho andado um tanto cansado deste blogue. É verdade. Confesso que gostava que mais pessoas o lessem e discutissem os assuntos que tenho abordado. Vaidade, presunção ? Sim, é evidente que não ando longe dessas coisas. Só tenho uma desculpa : vivemos uma época em que todo o bicho careta escreve e publica livros, não é ?
Mas confesso que é algo frustrante escrever para uma meia dúzia de pessoas. Ainda que sejam leitores de qualidade. É pouco.
E não vejo maneira de quebrar as barreiras e alcançar novos leitores, sem recorrer à publicidade. Já percebi que a maior parte dos leitores de blogues saltam de uns para os outros, pelo que é essencial ter o título do blogue referenciado em alguns outros blogues com audiência. Ora acontece que esse circuito é fechado sobre si mesmo, não admitindo outsiders. Acontece também que grande parte dos autores de blogues muito lidos são populares por motivos anteriores e estranhos ao respectivo blogue : ou são conhecidos da TV, ou da rádio, ou do humor ... Ou então têm quantidades astronómicas de amigos ! Não estou a afirmar, claro, que a qualidade desses blogues não justifica a sua popularidade ; só afirmo que esta nasceu por outras vias que não a sua qualidade intrinseca.
Para culminar, as poucas tentativas que eu conheço de sistematização e identificação dos blogues nacionais falharam e estão encerradas, desistindo os seus autores de acrescentar novos títulos.
Ou seja : esta tão propalada nova forma de comunicação, rápida, fácil, democrática, barata ... é afinal como todas as outras. Não basta ter-se algo para dizer, é preciso conquistar um palco antes de mais. O que não é fácil. Eu, pelo menos, não sei como se faz. É claro que, depois deste desabafo, eu também sei que sou um chato a escrever, muitas vezes. Logo, não me vou queixar muito.
Queixo-me só este bocadinho.
Acho que vou continuar a escrever umas linhas, mais como terapia do que outra coisa.
Apesar do vazio que se sente, aqui onde escrevo.

Sem comentários:

Enviar um comentário