domingo, dezembro 14, 2003

SADDAM, AS BARBAS E AS ARMAS DE DESTRUIÇÃO EM MASSA
Saddam foi apanhado.
Afinal, não tinha saído do Iraque, estava numa casa em Tikrit, cidade onde nasceu. Barba crescida, olhar vazio, um homem derrotado. Assim acabam os ditadores, reduzidos à condição original de homens insignificantes.
Do ponto de vista psicológico, é um acontecimento importante. Restitui esperança e moral aos militares no terreno, enquanto a retira, em paralelo, aos saudosistas do regime e aos focos de guerrilha a ele ligados.
Do ponto de vista político é um trunfo inequívoco para Bush. Afinal, os EUA foram capazes de localizar Saddam, não aconteceu outro caso Bin Laden.
Agora, lá vão julgar o velho ditador. Não se sabe quem vai julgar, nem onde, nem com base em que código criminal, mas isso são pormenores, acabará por ser julgado e condenado. Vão longe os tempos em que os EUA apoiavam Saddam, como baluarte contra a luta anti-fundamentalista naquela região.
Subsiste, porém, aquele pequeno detalhe que tanta celeuma provocou na altura : Saddam não tinha as armas de destruição em massa escondidas na mesa de cabeceira ! Onde estão, afinal, essas mortíferas armas que justificaram a invasão ?
Será que também deixaram crescer as barbas e ninguém as reconhece ?

Sem comentários:

Enviar um comentário