sexta-feira, dezembro 05, 2003

AS MISÉRIAS DO MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA
Diariamente sou surpreendido com factos anormais na vida publica deste nosso país. A tal ponto que começo a perceber aquelas pessoas que se recusam a ler ou ouvir notícias. De facto, só por masoquismo continuo a procurar saber o que se vai passando.
Hoje, destaco duas, ambas do Ministério da Administração Interna.

A demissão do Comdte da Brigada de Trânsito da GNR
O Major-General Assunção foi convidado a comandar a BT da GNR pelo seu perfil de homem sério e disciplinador, com a missão específica de “endireitar” a BT. Isto no seguimento do conhecimento publico das centenas de acusações de corrupção a agentes daquela Brigada, lembram-se ?
Pois, ao que parece, o novo Comandante entendeu retirar da BT centena e meia de agentes, recolocando-os em outros locais da GNR. Certamente, com o apoio do Comandante-Geral da GNR e o conhecimento do sr. Ministro.
Este é um procedimento normal numa organização militar. Não implica suspeição de nada, apenas resulta de um eventual juizo de valor sobre uma permanência excessiva na BT, por exemplo. É uma prerrogativa administrativa de qualquer Comando.
Alguns dos guardas recolocados não gostaram e interpuseram recurso no Tribunal Central Administrativo, o que é um direito seu.
O prosseguimento normal de um caso destes seria a GNR ( ou o Ministério ) ser ouvido em Tribunal, em defesa das recolocações. Tal não foi o entendimento do sr. Ministro, não se sabe porquê. Mesmo antes do caso ser decidido, no Tribunal, o Ministro manda informar o Tribunal que desiste das recolocações, desautorizando totalmente o Comandante da Brigada de Trânsito e o próprio Comandante-Geral da GNR. Muito pior : se a decisão tivesse sido do Tribunal, ainda vá que não vá, o Comando da BT podia aceitar, tratando-se de uma decisão judicial. Mas não foi isso : tratou-se de uma decisão do Ministro da tutela, BORRIFANDO-SE COMPLETAMENTE para a decisão anterior do Maj-Gen Assunção.
Ainda pior, se possível : o Ministro vem a publico declarar que se tinha limitado a cumprir uma decisão judicial.
Em síntese : o sr. Ministro não diz a verdade, o sr. Ministro aparentemente não sabe trabalhar com homens de coluna vertebral vertical, o sr. Ministro aparentemente está-se nas tintas para quem com ele trabalha.
É dificil fazer pior que isto.
Claro : o Maj-Gen Assunção demite-se da função, o segundo comandante pede para sair do serviço activo ... mas que importância política tem isso para um político como o sr. Ministro ?

Informatização da PSP
Ontem o mesmo sr Ministro declarou que, dentro de 2 anos, as esquadras da PSP estarão dotadas de equipamento informático, permitindo substituir uma quantidade enorme de papelada e ficando, finalmente, ao nível do séc XXI.
Notem : DENTRO DE 2 ANOS !!!!!
Isto é totalmente inacreditável. Seja a responsabilidade deste Ministro apenas ou de vários outros que o antecederam. Este trabalho devia estar feito há mais de 5 ou 10 anos !!!
Não se trata de nenhuma fortuna, apenas exigiria gente dedicada e competente a tratar deste assunto, em vez de uma série de putos recém-saidos das faculdades e que normalmente são desta ou daquela Juventude partidária ou filhos deste ou daquele homem do partido.
Volto a dizer : é INACREDITÁVEL este anúncio. É que, se eu fosse o sr. Ministro, trataria de FAZER o que é preciso ser feito sem alardes, sem qualquer comunicação publica. Por vergonha pura de revelar o tremendo atraso.
Em segunda síntese : este sr. Ministro, para além do que atrás se disse, também não tem qualquer pejo profissional em revelar atrasos e incompetências deste calibre !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário