sexta-feira, dezembro 19, 2003


VAMOS FAZER OUTRO PAÍS QUE ESTE ESTÁ ESTRAGADO !
A Europa não se entendeu.
A Europa quer fazer uma espécie de constituição, onde se fixa quem e como vai governar a Europa, qual é o poder de voto de cada país, como é que se compatibilizam as diferentes sensibilidades dos 25 países.
Tentando chegar a um acordo, sob a presidência da Itália, um magnata da comunicação social, em confronto directo com a justiça do seu país, homem de perfil ético e moral algo controverso. Estranha ironia : um homem destes é que ia ajudar a encontrar uma solução, ele que é a fonte permanente de problemas, no seu país e no resto da Europa ?
A Europa não se entendeu. Então, todos os políticos foram unânimes em dizer que assim não vale a pena fazer referendo para a Constituição da Europa.
Ou seja : só se faz referendo para que a malta diga que sim àquilo que os senhores decidirem para a Europa... como ainda não decidiram nada, então não vale a pena.

O folhetim do caso Casa Pia continua. Tribunal manda em liberdade, o juiz Rui Teixeira apressa-se a meter dentro outra vez. É uma espécie de jogo, onde cada um parece fazer o que quer. Menos os arguidos, claro.
Ouvi hoje a opinião que o grande problema não está a nível da legislação prever isto ou aquilo, mas antes ao espírito de quem tem o poder de aplicar a lei. E esse espírito, no entender do comentador, está em muitos casos completamente ao arrepio dos valores constitucionais. Prende-se para depois investigar, mastigam-se as investigações enquanto os arguidos aguentam a prisão, ouvem-se os arguidos sem lhes dizer exactamente os factos sobre os quais estão a ser investigados, enfim ...
Este tema é aborrecido, eu sei. Mas ponham-se no lugar de um arguido acusado não sabe de quê nem por quem, e mesmo assim metido na choça e logo vão perceber a insensatez de tudo isto, a leviandade com que são tratadas as pessoas, a impunidade e sobranceria com que alguns juizes actuam, como se não tivessem que prestar contas a ninguém ... No fundo, a extrema insensibilidade desses senhores que se julgam provavelmente legitimidos por via divina ...

Cada vez mais acho que Portugal já deixou de ser um País adiado. Passou a ser um país estragado, inviabilizado, ridiculo, de gente pequenina, invejosa, convencida, frustrada, corrupta e incompetente. Não vamos a lado nenhum. Aos novos com algum valor – que são poucos, muito poucos – diria eu : nem esperem pelo Natal, desapareçam daqui, vão para qualquer outro sítio, mesmo que seja o Iraque !
Este País está mesmo definitivamente estragado.

Sem comentários:

Enviar um comentário