segunda-feira, fevereiro 02, 2004


UM BREVE REGRESSO ÀS ORIGENS ...

Hoje fui ao Ribatejo, com a minha filha. Temos uma casa por essas terras da lezíria, era a casa da família da minha mulher. Uma moradia com quatro ou cinco quartos, um quintal com umas quantas laranjeiras e arbustos vários. Até bambus, uma bananeira e um cágado residente. Uma arrecadação no quintal, cujo telhado já reparei uma ou duas vezes ; uma delas com a ajuda de uma amiga, imaginem !
A casa não está ocupada, é uma pena ninguém lá ir pelo menos passar uns fins de semana. Bom, a família não é assim tão grande como isso, não é ? De qualquer forma, vamos lá de vez em quando. Não imaginam como as coisas partidas e desarranjadas se sucedem numa casa daquelas. Sempre que lá vou dou comigo a arranjar estores, telhas partidas na arrecadação exterior, fechaduras, eu sei lá ... Nunca tenho muita vontade de lá ir, por esse motivo.
Cumprindo uma velha tradição minha e de minha filha, o almoço foi no Café Central da Golegã, em pleno coração desta vila, um largo junto à Igreja Matriz, a tal do portal manuelino do século XVI ( ver foto ao lado ). Terra de lavradores, trabalhadores agrícolas e toureiros. Lembram-se do Manuel dos Santos ? Agora baptizaram-a de capital do cavalo ... enfim, a mim o que me interessa é o bife do Central, ou o sável frito com açorda ou um magnífico arroz de polvo que lá aparece também. Mistérios, prova da habilidade do polvo em caminhar por terra, é possível dar-se de caras com ele em sítios como Trás-os-Montes, Alentejo ... ou mesmo na capital do cavalo !
Resolvidos os assuntos que lá me levaram - e outros que só lá descobri, como uma fechadura encravada - metemos de novo á A23 ( a que vai para Castelo Branco, mas em sentido inverso ), apanhamos a A1 e aí estamos nós a andar calmamente para Lisboa, de novo. Eram 4 e tal da tarde, o céu tinha boas abertas, poucos carros na auto-estrada e não havia pressa. A minha filha, embalada com o calor dentro do carro e uma música pouco entusiasmante, acabou por cabecear, sonolenta. Eu deixei os cavalos ( não vinha da capital dos mesmos ? ) conduzirem-me, dóceis e ligeiros, até à 2ª Circular ...
Home, sweet home.

Sem comentários:

Enviar um comentário