quarta-feira, fevereiro 04, 2004

.
FUTEBOL E POLÍTICA DO GOVERNO, O MESMO IMENSO ZERO

Não me tem apetecido escrever. Não sei bem porquê, as peripécias dos ultimos tempos neste meu país desanimaram-me, fizeram-me calar. O mundo do futebol profissional em Portugal continua a dar-me todos os motivos para fugir dele a sete pés. Um mundo rasteiro, ignorante, inculto, sem ética nem vergonha, feito de dinheiro fácil e relacões ambíguas com o poder político. Um mundo de simulação, violência, fuga às responsabilidades, vigarice como norma dos estádios. Mas porque é que todo o país atura isto ? Porque é que tivemos todos de dar dinheiro dos nossos impostos para dez estádios de futebol ? Dez ! Depois, quando este sub-mundo se revela na sua plenitude e as cadeiras dos estádios voam em direcção às cabeças de espectadores, árbitros e jogadores, aí os assim chamados responsáveis agitam-se e vá de fazer leis. Como já vos falei em escrito anterior, fazer leis é a forma original portuguesa de fingir que se resolvem problemas. Por azar, apareceu um gajo a gritar : "Alto, não é preciso nova lei, a actual já contempla estes casos ! ". Como ninguém cumpre as leis, corremos sempre este risco : esquecemo-nos que já fizemos esta ou aquela lei sobre esta ou aquela situação ! Alguém devia fazer uma espécie de listagem por tópicos das nossas leis, co'os diabos !
Ah, mas pensar que faltam 4 meses para aturar esse chavascal tremendo que vai ser o Europeu de Futebol ! O único gozo vai ser vê-los a explicar porque é que a geração de oiro (*) dos nossos futebolistas não conseguiram passar sequer aos quartos de final !

Depois, continua o folhetim deste Governo, sem direcção nem estratégia que não seja o ataque encarniçado a tudo o que pertence ao sector público. Qualquer dia, até a eles próprios se vão privatizar. Acho que se não o fizeram já é por falta de interessados em ficar com eles ! É pena, por mim ficava com aquela inefável ministra da Justiça, de sorriso tão lindo e conhecimentos tão profundos ... já viram como ficaria bem no Museu das figuras de cera da Madame Tussaud ? E os outros dois, com os seus ares compungidos e de grande fé religiosa ? ehehehehe ... o que me faz pensar para que raio precisará Jesus de pessoas deste jaez ! A não ser que seja para efeitos de figuração na grande peça divina, no papel de vendilhões do templo !
Enfim, vamos ver amanhã. Hoje estou farto destas macacadas todas. Sejam felizes.

(*) Geração de oiro = geração de jogadores que ganharam fortunas a jogar em clubes europeus fora de Portugal, para os quais jogar na selecção nacional funciona apenas como marketing no mercado das transferências.

Sem comentários:

Enviar um comentário