domingo, fevereiro 15, 2004

.
OS TONTINHOS DOS CACHECÓIS SÃO OS MELHORES DO FUTEBOL
Parece que é de futebol que vou falar mas não é : é de pouca-vergonha !

Hoje é dia de cachecóis encarnados e azuis, pelas minhas bandas. O Futebol Clube do Porto vem jogar à Luz. Nestes dias, não há restaurante ou café pelas redondezas do estádio onde não se vejam magotes de “furiosos”, facilmente identificados pelos artefactos próprios da liturgia do futebol. Gorros, cachecóis, eu sei lá.
Nunca consegui perceber bem o que vai por dentro desta gente. Gostam de futebol ou gostam de combater por intermédio do seu clube ? Procuram diversão ou vão ao estádio em tratamento psiquiátrico ? São pessoas normais ou tipos com “pancada” e frustrações de vária ordem ? Onde vão buscar os recursos para pagar todas estas viagens, os bilhetes e os comes e bebes ?
Um pouco disto tudo, talvez, que acham ?
E já que estou com a mão na “massa”, alguém me sabe explicar o motivo pelo qual os dirigentes dos clubes de futebol, das federações, das ligas, da arbitragem, os empresários dos jogadores, todos estes tipos têm um ar absolutamente mafioso e bafiento ? É obrigatório, ou algo do género ? Há alguma lei que obrigue os gajos do futebol a uma aparência troglodita, e a comportamentos completamente falhos de dimensão humana, ética ou moral ?
Vá, digam-me, eu confesso a minha ignorância ! Porque é que o futebol está nas mãos destes tipos sinistros, sem educação nem princípios, com vocabulários grotescos e modos directamente importados do Cais do Sodré às 3 da manhã ?
Ná, tem que haver uma explicação... deve existir para aí meio escondida uma Comissão qualquer encarregada de fazer a triagem das pessoas que querem ir para o futebol. Só pode ser isso : ai daquele que tiver mais uns estudozitos, uma educaçãozita, um ar sensato e delicado ... então se cheirar a pessoa séria e honesta está logo frito !
Deve ser isso, não acham ?
Agora só fica por explicar porque razão os políticos andam sempre com esta malta nas palminhas. De que raio andam à procura, que não faltam a nenhuma inauguração de estádio ou a nova sementeira de relva ? É atrás de votos que andam ? Ou andam a cobrar favores ?
Também é um mistério para mim.
Ainda chego à conclusão, pensando melhor, que de todo este pântano em que o futebol português se transformou, os unicos que se aproveitam são mesmo estes tontinhos de gorros e cachecóis azuis e vermelhos que andam por aqui a beberricar umas imperiais ...

Sem comentários:

Enviar um comentário