quinta-feira, abril 01, 2010

PÁSCOA

Na Páscoa, a Igreja Católica celebra porventura os dois mais importantes momentos fundadores desta religião, numa duplicidade de enorme tristeza e dor, quando da morte de Jesus Cristo, pregado numa cruz de madeira, e mais tarde, num segundo momento, de espanto e alegria pela ressurreição de Cristo. Seja-se crente ou não, são momentos de um grande dramatismo e beleza simbólica, já que enaltecem a maior dádiva que alguém pode fazer a uma ideia, a uma causa, ao seu semelhante, a oferta da própria vida. Nesse sentido, a liturgia fundadora da Igreja Católica tem uma grandeza e dignidade humana que não encontra paralelo, na minha opinião, em nenhuma outra religião do Mundo.
A imagem que podem ver, à esquerda, é de um quadro do pintor espanhol Diego Velázquez, célebre retratista nascido em 1599 e falecido em 1660. Este quadro, Jesus Cristo na Cruz, é datado algures entre 1631 e 1639, e apresenta uma beleza tranquila e triste na forma como representa Jesus Cristo. Sempre me impressionou muito esta pintura. Curiosamente, Velázquez tinha raízes portuguesas, o seu pai era um advogado da cidade do Porto que entretanto se fixou em Espanha.
Já que vamos viver esta época da Páscoa, uma vez mais, recuemos até às origens, ponderemos nesta generosidade e desprendimento da dádiva da própria vida, ( do homem ou do filho de Deus, como quiserem ) sobretudo nesta altura em que o que parece importar é não a dádiva mas antes a apropriação, a posse, o roubo.
No meio de coisas doces e agradáveis, como as amêndoas e os coelhinhos de chocolate, olhemos a fantástica pintura de Velazquez e meditemos.
Hoje, em Portugal, mais do que nunca, é imperioso voltar aos valores e aos grandes princípios.

Sem comentários:

Enviar um comentário