domingo, abril 25, 2010

OS RISCOS E OS JUROS

Caro leitor : já reparou que, de repente, nos últimos tempos, apareceu no horizonte um novo "papão", os juros da dívida dos países com défice externo ? Já pensou que esse problema não se punha da mesma forma há 1 ano atrás ??
O que lhe vou dizer, caro leitor, é conhecimento básico deste mundo-cão moderno em que vivemos. Perca as ilusões, isto é mesmo um mundo totalmente mafioso, sem escrúpulos nem ética, onde apenas contam os milhões que se ganham.
Há dois anos atrás, quando do início da tão falada crise financeira, o que é que se averiguou ? Que o Mundo financeiro tinha enlouquecido, que as grandes instituições financeiras inventaram produtos financeiros que nem sequer valor real tinham e os vendiam e revendiam na bolsa a valores sempre estupidamente crescentes. Grande parte destes produtos eram constituidos por derivados dos créditos à habitação americanos, mas também eram largamente transaccionados produtos ligados ao petróleo e derivados. Assim como uns meses antes tinham sido produtos ligados aos cereais.
Tudo serve, na bolsa, para ganhar rios de dinheiro. O valor real das coisas é irrelevante, desde que apareçam sempre compradores, particulares ou institucionais, para comprar esses produtos.
Bom, a crise veio pôr a nú tudo isso. As novas D. Brancas foram descobertas e neutralizadas. A partir daí já não era possível vender na bolsa produtos ligados ao crédito à habitação, já ninguém os queria ...
Então, nos tempos que correm, quais são os produtos transaccionáveis nas grandes bolsas que podem dar milhões ? Pense um pouco ...
Eu digo-lhe : produtos compostos a partir de títulos da dívida pública de certos países ! Sim, a dívida portuguesa ( ou Grega ou Espanhola ), quando Portugal se financia nos mercados internacionais, é partida e repartida em fundos de investimento e outros pacotes envolvidos em roupagens atraentes e é colocado em bolsa, para serem comprados e revendidos pelos investidores. Quanto valem esses produtos ? A resposta é : valem tanto mais quanto maior for a taxa de juro que os países devedores são obrigados a pagar por eles.
Então, leitor, qual é a conclusão óbvia ? É que é do interesse puro e especulativo de quem comprou a nossa dívida que nós sejamos obrigados a pagar juros cada vez mais altos !! Tão simples como isto : quanto mais altos forem os juros, mais milhões eles ganham. Exactamente como há dois anos faziam com o imobiliário, agora o ponto de ataque destas sanguessugas financeiras é a dívida dos países com défice externo !
Como é antipático dizer isto, assim a frio, afirmam então que os juros aumentam porque também aumenta o risco desses países não pagarem a dívida ... quando é exactamente ao contrário, esses países têm problemas para pagar a dívida porque a especulação e a avidez internacional aumenta desmesuradamente os juros !!
Ou seja, o verdadeiro problema é a usura internacional e institucional, que ninguém consegue disciplinar e controlar. Houve muitas promessas, durante a crise, mas NADA foi feito, a especulação continua à solta, como no início.
Está a ver, leitor ? As coisas são sempre simples, quando as percebemos. Os problemas ( que são reais, claro ) da Grécia, de Portugal, Irlanda e de outros países não é tanto o risco de falência, é antes a obrigatoriedade de dar biliões e biliões de euros para as carteiras gordas de toda esta gente gulosa ...
Como se um país que paga 4% pelos seus empréstimos ficasse um devedor mais cumpridor se passar a pagar 5, 6 ou 7% pelos mesmos empréstimos ...
Risco, uma ova ! Do que eles falam é da mais desenfreada especulação à custa dos povos desses países !
Leitor : toda a gente do "meio" sabe isto que acabei de lhe contar. É capaz de me dizer porque é que nunca ninguém consegue dar um fim a esta bandalheira ???

Sem comentários:

Enviar um comentário