sexta-feira, setembro 14, 2012

VOU VER O PAULO DE CARVALHO, MAS ANTES DISSO TOMEM LÁ MAIS ESTES CORTEZITOS ...

Dei comigo a pensar, nestes dias, o que terá motivado uma reacção tão pronta e de tão grande dimensão às novas medidas de saque anunciadas pelo governo. Há muito que esperava uma reacção, mas confesso que a dimensão da mesma me espantou.
Vou alinhar algumas ideias :

-> Pela primeira vez, a austeridade não é só para funcionários públicos e reformados. Agora é para todos.

-> O governo tinha induzido a expectativa de que 2013 seria o ano do início da recuperação. A própria troika parecia disposta a flexibizar as metas, como veio a suceder. Passamos de 3% em 2013 para um défice máximo permitido de 4,5%. No meio deste "abrandamento" da miséria, CATRAPUM, cai um anúncio de medidas de austeridade ESMAGADORA. Ainda por cima, aparentemente, os recursos financeiros sacados aos portugueses são MUITO MAIS que o necessário ...

-> Depois do acordão do Tribunal Constitucional, muita gente tinha começado a pensar que as brutais medidas em vigor neste ano de 2012 iriam ser suavizadas, uma vez que iriam ser distribuidas equitativamente por todos, funcionários públicos e privados, trabalho e capital. CATRAPUMBA outra vez : as medidas são AINDA mais brutais que as anteriores.

-> A forma "brilhante" encontrada pelo governo para compensar a quebra na TSU para a segurança social, com o corte na contribuição das empresas, foi ... retirar esse dinheiro directamente do bolso de quem trabalha. Caraças, não só nos roubam 7% como ainda por cima os vão dar aos patrões ?? Seria preciso ser santo para não espumar de raiva com esta medida.

-> A forma "ligeira" e quase robótica como as medidas foram comunicadas aos portugueses escandalizou muita gente. Nas caras do Primeiro Ministro e do Ministro das Finanças não se via qualquer expressão de empatia. Foi como se se estivessem a dirigir aos pinguins da Antártida. Podem ter querido parecer "profissionais" mas aquilo que se leu foi indiferença, ou até mesmo crueldade.

-> A coincidência no tempo do agravar de vários impostos e cortes foi BRUTAL : já havia o IVA, agora os cortes, depois o IMI e, de repente, como que por magia, o IRS !!!!

-> As consequências marginais de algumas das medidas ( reduzir o salário mínimo nacional, por exemplo, já de si muito alto ! ) mostraram que elas tinham sido preparadas por alto, sem muito estudo sobre os seus impactos e consequências, como se se tratasse de aumentar a bica em 5 cêntimos. Aí, ficámos todos a saber que aqueles senhores do governo ou são incompetentes ... ou se estão nas tintas para nós.

Leitor, alinhavei estas considerações ao acaso. Se calhar, ainda assim, com mais cuidado do que o governo dedicou a esta "remessa" de austeridade.
Ao reler estas linhas volto a sentir a raiva surda, a estupefacção, a oposição declarada a este governo que assim trata as pessoas, com uma leviandade assustadora e uma incompetência de estarrecer.
Creio perceber, então, a reacção dos portugueses, portanto.
Que acha o leitor ?
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário