sábado, setembro 08, 2012

MISTIFICAÇÕES E MALABARISMOS

As decisões anti-crise deste governo para 2013 são um conjunto de medidas tontas e mistificadoras. Assim mesmo. Tontas e mistificadoras.
A primeira grande mistificação é a redução brutal da taxa social única a pagar pelas empresas. Vai descer de 23,75% para 18%, o que era reclamado há muito pela troika para reduzir o custo da mão-de-obra. A mistificação à volta desta medida é que esta redução é feita exclusivamente à custa dos trabalhadores que vão ter de compensar a segurança social da perda de receita por parte dos patrões, descontando mais 7% dos seus salários. No fundo, é retirar 7% da massa salarial dos trabalhadores directamente para os seus empregadores, para as empresas.
Acreditar que essa manobra vá reduzir o desemprego é acreditar em bruxas. É não conhecer o perfil de gestão dos nossos empresários. O desemprego não vai reduzir coisa nenhuma por esta via, mas, mesmo que o fosse, sê-lo-ia totalmente à custa da redução dos salários dos que têm trabalho.
Grande solução !
Continuando por esta via, qualquer dia atingimos o emprego total ! Estaremos todos é a ganhar metade do que ganhávamos há dois ou três anos !
Repito : grande solução, caramba ! Grande incremento da competitividade ! A isto chama-se governar, caramba !

A segunda grande e completa mistificação é a "volta" saloia que o governo acha que deu ao acordão do Tribunal Constitucional. Como "sacou" também um salário mensal aos trabalhadores do sector privado, este governo acha que é bestialmente equitativo ... continuar a "sacar" dois salários aos trabalhadores do sector público. Boa. Muito bem pensado. Como os malandros dos funcionários públicos ganham mais que os do sector privado, tiram-se 7% a uns e ... (14,28+5,00)=19,28% a outros ! Ora toma lá equidade !!

A terceira e ENORME mistificação é a de que estes cortes são determinados pela situação das finanças públicas e sobretudo pelo défice orçamental. Absurdo, falso, totalmente mentira. Já notaram que, em termos orçamentais, esta medida apenas "rende" ao Estado, em termos líquidos, um subsídio dos funcionários públicos e dois aos pensionistas e reformados ?? Em vez dos quase 2 mil milhões de euros de 2012, passa-se para apenas mil e pouco milhões de euros ?? O resto vai para as empresas e um pouco para segurança social. Então já não precisam do dinheiro para chegar aos 3% de défice em 2013 ?
Isto apenas quer dizer uma coisa : a troika já consentiu em "adiar" os 3% de 2013 para 2014 ou 2015 e a folga daí resultante foi directa ... para as empresas, diminuindo de caminho o nível geral de salários !!!

Leiam, matutem e vejam se não tenho razão. Estas medidas são uma farsa, uma mistificação total : estamos muito longe de estar a combater um problema de financiamento do Estado. O que o governo está a combater, e com muita clareza, é o nível de salários dos portugueses, reduzindo-os ao nível do que a Europa e o FMI acham que é bom para eles.
O que este governo está a fazer, com muita nitidez, é a reverter completamente alguns tímidos avanços que existiram nas últimas décadas quanto às condições do pessoal que trabalha.
No fundo, a troika está-se marimbando para os défices orçamentais, como se vê. O que eles pretendem é reduzir drasticamente o custo do trabalho em Portugal e, pelo caminho, comprarem a preço de saldo umas ANA, TAP, REN, etc ...
Francamente, honestamente, verticalmente, afirmo e sustento onde for preciso : este governo está a exorbitar as suas funções e, na prática, está a actuar CONTRA os interesses da maioria da população, e mesmo CONTRA as decisões do TRIBUNAL CONSTITUCIONAL.
Cabe aos portugueses responder a esta grande questão.



Sem comentários:

Enviar um comentário