terça-feira, setembro 11, 2012

AS FALSIDADES CONTINUAM ...
 
Tenho lido e ouvido, por parte de ministros do actual governo e deputados do PSD e CDS, os seguintes argumentos:

-> Afinal, toda a culpa desta situação é do PS e ainda não ouviram o PS pedir desculpa aos portugueses ;
-> As medidas do governo são boas e necessárias, mas têm sido mal comunicadas e explicadas ;
-> Não há alternativas para esta política, portanto ...

Perante afirmações destas dá vontade de chamar nomes feios a estas pessoas e desatar à bofetada, tal é a falta de verdade e o cinismo que as rodeia.

É verdade que Sócrates cavou a cova para o caixão, sim. Mas já a andava a cavar ao tempo em que o PSD ia deixando passar os PEC I, II e III, ou isto é mentira ? Depois, já lá vai mais de um ano e um orçamento desastroso e feito com muita inconsciência, sem acreditarem naquilo que muita gente lhes dizia : se carregassem demais nos impostos e na austeridade em geral acabariam por recolher menos dinheiro nos impostos. Não, os senhores sabiam tudo, insistiram por exemplo em erros crassos como o IVA a 23% para a restauração e agora vê-se ...
O PS devia tanto pedir desculpa pelos erros de Sócrates como Passos Coelho devia pedir desculpa por estes erros tremendos.

Em segundo lugar, as medidas desastrosas do governo não têm nada sido mal comunicadas ... Trata-se é de medidas incomunicáveis ! Ninguém seria capaz de explicar bem aos portugueses medidas tão mal cozinhadas como estas !!!
Desenganem-se, senhores do governo : os portugueses não são estúpidos e percebem à primeira coisas como tirarem-lhes dinheiro para dar aos patrões, quando estes nem sequer o tinham pedido ! Então isto é defeito de comunicação ???
Também percebem que, instados pelo Tribunal Constitucional a serem equitativos nas medidas de austeridade continuam a mostrar um ódio inusitado aos funcionários públicos e reformados, mantendo uma discriminação a todos os títulos injustificada e mesmo soez. Revelando um fundo ideológico de ódio á coisa pública, com a capa de uma pretensa desigualdade entre sector público e privado. Mas que raio, ninguém consegue explicar a esta gente que, qualquer diferença que exista, para um lado ou outro, nada tem a ver com os sacrifícios a pedir que deverão apenas ter em conta as possibilidades económicas de cada um ??
Querem ver que, qualquer dia, por causa dessas tais diferenças, as taxas do IRS ainda vão ser mais gravosas para os funcionários públicos ??
E que me dizem ao facto de nem sequer terem percebido que existiam efeitos laterais perversos quanto à aplicação de uma tão elevada taxa para a Segurança Social ? Como, por exemplo, descontos a mais nos salários líquidos ? Como por exemplo poder vir a afectar a receita para o Estado do IRS, pelo desconto à matéria colectável de uma tão grande fatia para a SS ?
Que ideia transmitem estes senhores ? Que as medidas são ponderadas, analisadas em todas as suas implicações, ou que, pelo contrário, tudo isto é tratado à pressa, numa folhita de cálculo mal dominada e pouca clarividência ??
Nãooooooooooooo ... é falta de comunicação ! É, é ... o que é, é falta de consideração, fiquem a saber.

Por último : não há alternativas. Nãooooooooooo ? Oh meu Deus, o que mais falta são alternativas. Vejamos :

-> Taxar mais as mais valias da bolsa ;
-> Taxar mais as grandes fortunas ;
-> Taxar mais as empresas com lucros altos ;
-> Reduzir, DE FACTO, as rendas das PPP e da energia e não andar SÓ a FINGIR que reduzem. As reduções que eu tenho visto foram apenas por fechar obras em curso e passar para o Estado a responsabilidade pela manutenção de certos troços. Mais nada.
-> Fechar, de facto, institutos e empresas autárquicas. Só tenho visto anúncios, nada mais.
-> Reduzir os efectivos na função pública, com cuidado, com um plano de reformas antecipadas e rescisões por mútuo acordo, utilizando dinheiros da Europa ou parte do empréstimo da troika ;
-> Exigir à Europa juros mais baixos, baixando a parte do orçamento para pagamento desses mesmos juros ;
-> Renegociar com o BCE futuras compras de dívida pública, embaratecendo os mesmos juros ;
-> Se possível, vir a negociar com os nossos credores um abaixamento dos juros que estamos a pagar.

Porra ( desculpem ), não há alternativas ???
Este governo é que só vê sempre a mesma solução : retirar dinheiro a quem trabalha. De preferência, apenas aos funcionários públicos, esses malandros.

Em jeito de síntese : se os portugueses vissem o governo empenhado em medidas tais como enunciei acima, podem ter a certeza que aceitaríamos todos muito melhor os sacríficios a fazer. Portanto, a palavra chave continua a ser TEMOS QUE SER TODOS A PAGAR A CRISE, NÃO APENAS SEMPRE OS MESMOS.

Ou Passos Coelho percebe isso ou vamos ver, a breve prazo, que os portugueses não são assim tão cordatos e caladinhos como alguns pensam ...
.
.






Sem comentários:

Enviar um comentário