terça-feira, setembro 11, 2012

CONFIRMA-SE : O GOVERNO BAIXA A TSU E A TROIKA DEIXA AUMENTAR O DÉFICE !!


Em post recente, a 9 deste mês, dizia eu ( desculpem-me a auto-citação ) :

"A terceira e ENORME mistificação é a de que estes cortes são determinados pela situação das finanças públicas e sobretudo pelo défice orçamental. Absurdo, falso, totalmente mentira. Já notaram que, em termos orçamentais, esta medida apenas "rende" ao Estado, em termos líquidos, um subsídio dos funcionários públicos e dois aos pensionistas e reformados ?? Em vez dos quase 2 mil milhões de euros de 2012, passa-se para apenas mil e pouco milhões de euros ?? O resto vai para as empresas e um pouco para segurança social. Então já não precisam do dinheiro para chegar aos 3% de défice em 2013 ?
Isto apenas quer dizer uma coisa : a troika já consentiu em "adiar" os 3% de 2013 para 2014 ou 2015 e a folga daí resultante foi directa ... para as empresas, diminuindo de caminho o nível geral de salários !!!"


Aí está a confirmação de que a história do corte na Taxa Social Única nas empresas foi uma IMPOSIÇÃO da troika para consentir no aumento do défice para 2012 e 2013.
Aí está como estas coisas se passam hoje : somos obrigados a fazer coisas parvas porque esses estupores da Europa e do FMI andam com experiências e querem testá-las em Portugal.
E porque Passos Coelho não foi capaz ou não quis opor-se a esta vigarice.
E não se importou de concordar hoje com aquilo de que discordava ontem.
O mesmo para Vitor Gaspar que hoje se viu da cor dos gatos para justificar a mudança de atitude ...

Hoje, Vitor Gaspar foi um pouco mais aberto e até parecia o "mau da fita" a anunciar o aumento de taxas e impostos para a malta com muito dinheiro.
Por exemplo, os bens imobiliários acima de 1 milhão de euros.
Vão ser taxados ... em sede do imposto de selo ! 
... o que apenas acontece quando há transacções desses imóveis. O que significa que todos os que possuem casas dessas estão a salvo, não pagam mais um tostão.
Mas até parece que sim, não é verdade ???
Meu Deus, esta forma de fazer política é repugnante.

Pelo meio, para mim, pessoalmente, mais uma machadada na pensão de reforma do rapaz. Para além dos dois subsídios roubados, agora vou pagar mais uns quantos por cento todos os meses, como o pessoal do activo. É assim, é isto que é a justiça e a equidade, versão Passos Coelho e os seus muchachos.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário