terça-feira, novembro 01, 2011

ERA O QUE NOS FALTAVA AGORA

Era isto mesmo que nos faltava agora, este arroubo democrático de Papandreou. Cada vez é mais notória a falta de lideres nesta Europa cansada e descrente.
Era mesmo disto que a Grécia mais precisava. Depois de pôr a pão e laranjas sobretudo os funcionários públicos e reformados, o primeiro ministro grego tenta sacudir para o povo a água que lhe cai em cima, que é como quem diz a responsabilidade. Precisamente agora, quando tudo exigia que a realidade grega fosse tratada com luvas e pinças.
Não é loucura, não, é demagogia e irresponsabilidade. Que pode o povo dizer no tal referendo ? Que não senhor, que preferem mandar tudo às urtigas e ir vender pevides para a porta da Acrópole ?
O anterior governo ocultou, mentiu, gastou, destruiu tudo. Este, não aguenta a pedalada e sai pela esquerda baixa ? Que merda é esta ? Apetece mandar a Grécia à fava e continuar a vida, não é ?
Só que, agora, a Europa está indissociavelmente ligada à sorte da Grécia. Se deixar afundar a Grécia, a Europa inicia o seu funeral a todo o vapor e nada mais irá restar que cinzas do sonho de uma Europa forte e unida.
Agora, nem quero pensar nisso.
Acho que está na hora de um grande salto em frente, para a Europa. Comece-se a discutir o embrião de uma federação, ainda que seja limitada apenas a alguns poderes. Aproveite-se a nova liderança e faça-se do BCE um banco europeu, de facto. Não sei como será possível convencer os alemães a alinhar nisto, mas a verdade é que é isto ou ... ficamos todos isolados na Europa, cada país a contar apenas consigo mesmo.
Vivem-se momentos angustiantes, para quem saiba qual é a situação real. Não precisávamos para nada agora desta cambalhota do sr. Papandreou. Se ele está assim tão medroso, demita-se e convoque eleições ou discuta com a Europa e a troika o caminho do resgate. Seria bem melhor que andar para aí a fazer referendos parvos e inúteis.

Sem comentários:

Enviar um comentário