terça-feira, novembro 15, 2011

O ROUBO

Leitor, tenha paciência, atente nestes números que dizem respeito à venda de títulos da dívida pública espanhola.
Há um mês Espanha vendeu títulos da sua dívida a 3,8 % de juros, numa venda concorrida onde surgiram 4,26 vezes mais interessados do que títulos à venda.
Um mês depois, aparecem ainda mais interessados, 5,96 vezes mais que os títulos, e os juros foram a ... 5,15 % !!!!

Nota-se :
a) os investidores estão tão pouco receosos quanto à capacidade da Espanha pagar que quase duplicaram em relação à ultima vez ;

b) apesar de haver muito mais interessados os juros subiram escandalosamente ...

Assim não dá, leitor. Assim é nítido que este não é um jogo limpo e que aquilo a que se anda para aí a chamar de mercado mais não é que uma organização de ladrões e vigaristas. A lógica elementar mandava a que o mecanismo de fixação dos juros fosse baseado numa função inversa da procura. Se houver muitos interessados, os juros baixam e sobem quando houver que despertar o interesse do investidor.
Mas não, aqui, ao que parece, os juros são fixados directamente por quem tem interesse em lucrar milhões com eles e não de acordo com nenhuma regra "limpa" de mercado. É óbvio que os juros são manipulados por pessoas, não por mercado nenhum.
É tão óbvio que a pergunta seguinte tem que ser : então porque é que os governos permitem isto ? Porque é que todos toleramos esta ditadura gananciosa e vergonhosa, fingindo que ninguém tem a culpa e são as regras da oferta e da procura a provocar isto ?
Porque é que os governos não actuam ?

Cada um dos leitores escolha a sua razão. A mim serve-me perfeitamente o desabafo de Mário Soares, há dois dias, num colóquio, quando formulou esta mesma pergunta : só pode ser porque muitos deles têm interesses neste tipo de mercado ...
Ou há outra explicação para o simples facto desses tais mercados subjugarem completamente os governos de países soberanos ???
Já houve guerras mundiais a começar por muito menos, leitor. Olhe que é verdade, houve já milhões de mortes por causas bem menos graves.
Não será tempo de começar a fazer algo contra esses tais mercados ? Ou se destrói a capacidade deles em manipular os juros, directamente, por regulamentação séria e mundial, ou então pomos o Banco Central Europeu a fazer moeda e a emprestar aos países da Europa, enquanto esses países se tentam reestrutura e endireitar. Sem destruir o consumo interno nesses países nem lançar na fome, desemprego e desespero milhões de pessoas.
Porque esperam ? Será que nós os temos que obrigar a fazer o que deve ser feito ?
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário