sexta-feira, novembro 18, 2011

HIPOCRISIAS

Hoje vou pegar na história da produtividade em Portugal e na miserável, requentada e mais que gasta ideia de que é preciso reduzir salários para nos tornarmos competitivos quanto às nossas exportações.
Sabem, a hipocrisia, a falsidade e a mentira arruinam-me a disposição. Não consigo aceitar de bom grado estas ideias cujo único objectivo é conseguir baixar o custo da mão de obra, em nome dos interesses de quem proclama estas ideias.
A competitividade ( e também a produtividade que são dois conceitos económicos diferentes, já agora ...) depende de muitos factores para além do custo da mão de obra. Começa pela natureza do próprio produto, pelas técnicas organizativas do trabalho, pelo nível e produtividade do equipamento usado na produção, pela qualidade dos lideres, por muita, muita coisa para além dos salários.
Se apenas dependesse dos salários deveríamos ser, aqui em Portugal, dos mais competitivos da Europa, não é ? Como somos dos que têm os salários mais baixos, de acordo com a própria receita deles deveríamos ser dos mais competitivos, ou não ?
Mas não somos, claro, porque faltam as outras coisas.

Nos poucos sectores produtivos exportadores portugueses ( calçado, moldes de plástico, vidros, etc ... ) melhoramos todos os aspectos que atrás referi e o resultado foi o aumento da competitividade e o êxito nas exportações. Alguns desses sectores até praticam bons níveis salariais para os respectivos trabalhadores.
Então, é a reduzir salários que se melhora a competitividade ? O tanas, desculpe o leitor.
Isso é o que eles querem, reduzir o valor do trabalho a zero. Assim vai o Mundo neo-liberal em todo o seu esplendor. Assim vai o ódio e desprezo desta gente por quem possui de seu apenas aquilo que ganha com o seu trabalho. É assim que se vê onde querem chegar estes fulanos ...

Sem comentários:

Enviar um comentário