domingo, novembro 20, 2011

ESTOU MUITO APREENSIVO

Até há pouco tempo, parecia-me que a Europa tinha falta de liderança política e que esse era o problema que justificava esta crise.
Começo a suspeitar que não é bem isso que se passa.
Deixem-me propor-vos esta linha de raciocínio : e se a aparentemente frágil e desorientada Angela Merkel fosse, no fundo, uma política determinada e perfeitamente consciente do caminho que quer seguir ?
E se, por debaixo das aparências, existisse um País na Europa que desejasse, uma vez mais, levar por diante os seus objectivos permanentes de alargamento do seu "espaço vital" ?
E se a aparente "desconfiança" dos "mercados" em relação à Europa ( não vejo os tais mercados a atacar da mesma forma outras zonas económicas do Mundo ) fosse, afinal, uma ofensiva perfeitamente planeada e coordenada, visando destruir a derradeira praça forte na defesa dos Estados sociais ?
E mais, se certos Estados da Europa não fossem completamente alheios a essa ofensiva, atrasando deliberadamente o início de uma defesa activa e eficaz que inviabilize esse ataque ?
E se, tudo examinado e ponderado, estivéssemos já em plena Guerra Mundial III, mesmo ainda sem o saber ?
E se aquilo que se passa fosse muito mais que a despudorada actividade de um sector financeiro ao qual ninguém parece disposto a opor-se ?
E se toda esta passividade não for apenas incompetência mas estratégia ?
Já viram a persistência com que a Alemanha recusa permitir que o Banco Central Europeu compre a dívida pública dos países atacados ? Porquê essa atitude ? O motivo oficial é o receio de que esses países deixem de tentar controlar as suas despesas, se o BCE lhes comprar a dívida. Sim, esse é o motivo oficial invocado.
E se o verdadeiro motivo não for esse ?
É que, não sei se sabem, muitas das empresas privatizadas à força, a que a Grécia e a Irlanda ( e o mesmo irá suceder com Portugal ) se viram forçadas, foram ou irão ser adquiridas a baixo custo por empresas ... alemãs. Claro.
Só um tolo deixaria de considerar esta hipótese : e se a recusa da Alemanha em utilizar o BCE para controlar a crise for porque ... lhe convêm assim ?
Pensem nisso. Oxalá, digo-vos, que estas minhas especulações não passem disso mesmo.
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário