terça-feira, novembro 22, 2011



AH, ENTÃO OBRIGADO, PÁ !

Ah bom, assim está bem, andava a ficar preocupado mas não tinha razão. Afinal, a tremenda injecção de dinheiro nos bancos privados ... é para salvaguardar os nossos interesses, leitor. Não é para lhes fazer um favor a eles, bancos, é para nos defender a nós. Assim, sim, podemos andar descansados.
Para ser sincero, começo a estar MUITO farto destes argumentos. Mesmo muito farto. Já paguei muitos euros para o BPN, para os bancos que emprestaram dinheiro ao Alberto João, na Madeira e agora tenho que continuar a pagar para todos estes ?
Isso já é suficientemente mau, não me venham ainda por cima passar a mão pela cabeça e fingir que tudo isto é ... para o meu bem. Mas que raio de fantochada é esta ?
O meu bem ? Eu nunca precisei desses bancos para nada, eu nunca vi esses bancos a financiar o desenvolvimento do país, apenas os vi na ganância dos empréstimos à habitação ( e não à agricultura e à industria ) e também no negócio dos empréstimos às Câmaras Municipais e Empresas do sector empresarial do Estado, ajudando a criar os enormes buracos da gestão pública deste país.
Muito a sério, leitor, nada, mas mesmo nada, existiu de virtuoso na gestão destes bancos no passado. A ajuda deles ao bem público foi bem reduzida.
Agora, querem-me convencer que esta ( mais esta ) injecção de dinheiro é para o MEU bem e não para lhes fazer a papinha ?
Ao longo dos últimos anos quem ficou com os lucros repartidos pelos accionistas, todos os anos ? Calhou-lhe algum desse dinheiro, leitor ? A mim não, porque hei-de eu agora pagar este frete ?
Agora é que estes bancos vão ajudar o país ? Agora é que vão ser úteis ao bem público ?
Poupem-me, por favor. Estou farto destes argumentos sobre o interesse nacional dos bancos. Nunca o vi, esse interesse nacional, quanto a ESTES bancos. São apenas empresas privadas que se regem pelos princípios do lucro mais fácil e imediato, mais nada. Ainda por cima, não são eles que garantem sózinhos o valor dos nossos depósitos, é uma vez mais o Estado com a mãozinha por detrás.
Estou pelos cabelos com esta iniciativa privada que, quando as coisas não lhes correm bem, vêem buscar dinheiro ao sector público, a todos nós. ELPPP, deviam-se chamar estes marmanjos. Empresas de Lucros Privados e Prejuízos Públicos.
Se virem bem, do projecto de lei nem sequer constam os juros que esses bancos deveriam pagar pelo empréstimo. Nada, é oferta de todos nós a esses bancos. Não se conhecem imposições do Estado para que vendam património, para que façam aumentos de capital a partir dos accionistas, para que sejam impedidos de distribuir dividendos nos próximos anos ... Nada. Toma lá o dinheiro e depois logo se vê.
Não, assim EU não alinho. Sou EU que vou pagar esse dinheiro e NÃO concordo com essa tramóia.
Por Deus, até parece, por aquilo que temos vindo a observar, que os "negócios" tomaram o poder neste país. Já não é PSD e o CDS, acho que deviam meter um "N" algures no meio dessas siglas. "N" de negócios.
Nisso, pelo menos o BPN tinha lá o "N", não enganou ninguém...
Passem bem, se puderem.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário