quarta-feira, novembro 16, 2011

A GUERRA JÁ COMEÇOU E ESTAMOS OCUPADOS ??

Pensando bem as coisas, isto das legalidades é coisa complicada. Quem conferiu o direito a esta gente de vir para o nosso país e começar a dizer que nós temos que fazer isto e aquilo, só porque nos emprestaram uns milhares de milhões de euros ( não chegam, sequer ) a juros altíssimos ( à volta de 5% ) e cobrando-nos ainda por cima por esse trabalho umas largas centenas de milhões de euros.
Já pensaram que esta história, num país aflito porque não se consegue financiar no mercado ( porque a especulação é desmedida e não controlada ) pode muito bem configurar uma chantagem ? Ah queres ajuda ? Então, vais pagar uns juros valentes, vais vender as tuas grandes empresas a preços de saldo, vais embaratecer a tua mão de obra, vais financiar os bancos do teu dinheiro, etc, etc ...
Se isto não é chantagem, o que é então chantagear um País ?
Qual é a legislação interna portuguesa ou tratado internacional que legitime esta verdadeira intervenção externa ?
Sabem que a ferocidade destas cláusulas é tal que nem no tempo da intervenção espanhola aconteceu assim ? Quem deu autoridade à Europa e ao FMI para uma intervenção deste tipo ? Sob que soberania vivemos hoje ? Nos termos da Constituição, para suceder uma situação destas não seria necessária a declaração do estado de sítio ou de emergência, por forma a suspender a acção da legislação normal ?
OK, OK, ir-me-ão responder que quem deve tanto dinheiro ao estrangeiro não se pode queixar. A isso respondo que não é assim forçosamente, que não somos obrigados de forma alguma a este temor e respeito pacóvio pela troika, que bem poderíamos e podemos a qualquer tempo rejeitar esta ou aquele medida e exigir outro tratamento. Sim, se se trata de vender a nossa soberania, em definitivo, quero pelo menos fazer um concurso mundial para ver se os chineses dão mais. Que raio de negócio é este assim ???
Insisto na pergunta : estamos ocupados por alguma potência estrangeira ?? Se não estamos, porque raio vamos pagar tanto por este empréstimo e vender-lhes, quase ao desbarato, a TAP, a REN, a EDP, etc ...?
Qual é a fonte de legitimidade da troika ??
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário