terça-feira, novembro 29, 2011

IGNORÂNCIA CRIMINOSA DO NEO-LIBERALISMO OU ALINHAMENTO COM INTERESSES DESCONHECIDOS ?

Confesso que não consigo perceber.
Não sou capaz de perceber o que querem estes senhores do PSD e do CDS que nos estão a governar.
Será que estão sinceramente a tentar "endireitar" as contas públicas, será que acreditam genuinamente nas suas premissas económicas de partida e nas potencialidades do caminho que estão a seguir ?
Nesse caso, apenas nos poderemos queixar da sua EXTRAORDINÁRIA ingenuidade e ignorância. Nós, os mais velhos, já vimos muitas vezes, cá dentro e lá fora, onde conduz o tal caminho e sabemos, por experiência, que será sempre à miséria e nunca à retoma do crescimento.
Ou, pelo contrário, estes senhores sabem muito bem qual virá a ser o resultado das suas políticas e estão deliberadamente a "enterrar" o País, só porque isso entregará nas mãos dos amigos grande parte dos recursos que até agora são nacionais.
Ou ainda porque pertencem a um qualquer clube obscuro ( do qual a senhora Merkel é também obviamente sócia ) que planeou e está a executar uma operação de "tomada" da Europa pela força da economia.
No primeiro caso enfrentamos a ignorância e a arrogância dos novos neo-liberais e teremos, mais tarde ou mais cedo, que os derrotar nas urnas e enviá-los para férias prolongadas.
Nas restantes hipóteses, a questão é mais grave, muito mais grave. Comprovadas as suspeitas e vistas as consequências, não teremos outra solução que promover o seu afastamento do poder, de uma forma ou de outra. É que essa atitude seria aquilo a que um militar chamaria de traição à Pátria.
Volto a afirmar : neste momento, não sou capaz de perceber que motivações estão por detrás da acção do Governo.
De facto, este orçamento para 2012 mostra uma tal frieza de sentimentos, uma tal ausência de escrúpulos, um tal cinismo que me faz arrepiar e acreditar na teoria da conspiração contra os interesses nacionais.
Cinismo quando fazem uma pequena operação de cosmética no "roubo" de salários aos trabalhadores do Estado e clamam que atenderam aos apelos da sociedade por uma maior equitatividade ! Note-se que os prejudicados são exactamente os mesmos enquanto grupo mas o Governo acha que introduziu equitatividade no "roubo" ! Só pode ser cinismo ...
E o aumento do IVA na restauração de 13% para 23% ?? Que dizer deste verdadeiro tiro no porta-aviões ? Quem é que fez as contas para recomendar esta medida ? Será que são assim tão maus a aritmética ou é apenas um orçamento de desespero, como ouvi hoje alguém chamar-lhe ?
Será que os senhores ainda não perceberam que acima de certos valores a economia ( sim, o jogo entre a oferta e a procura, até os liberais sabem o que é ) deixa de ser elástica e proporcional e começa a apresentar inversões, como redução da procura, falências, despedimentos, redução do IVA, da TSU , do IRC das empresas e do IRS dos empregados e empresários em nome individual, para além do aumento dos gastos do Estado com os subsídios de desemprego ? Ninguém explicou a estes senhores que os impostos não se podem aumentar acima de certos valores ?
Ou tratar-se-à da destruição deliberada desse sector da nossa economia ? A quem interessará isso ?

Como vêem, é difícil percebê-los. Muito difícil.
Contudo, vamos continuar muito atentos, ah isso vamos. E expectantes.
E tristes, Portugal não merecia estas incompetências.
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário