sábado, outubro 29, 2011

AS SOLUÇÕES QNLMJ

Uma vez mais, o duo da foto combinou uma solução para a Europa e convenceu os outros a aceitá-la.
Toda a gente aplaudiu, no primeiro dia, no segundo já nem tanto. Por mim, confesso que não percebi como é que raio aquilo é uma solução. A unica coisa que faz sentido é terem aumentado o limite do fundo para ajuda dos países em dificuldade. Ajuda ? Bem, para emprestar a esses países a um juro um poucochinho mais baixo. Contudo, se bem entendi, esse dinheiro nem sequer é europeu, vão pedir à China, Brasil, etc ... para entrar com massa.
Quanto ao perdão a 50% da dívida à Grécia aí é que não percebi mesmo. Perdão, de quem ? Quem é que perdoa ? Os bancos franceses e alemães ( e algum português ? ) que compraram títulos de dívida grega ? Quem é que convenceu esses bancos a perder assim tantos milhões ?
Não lhes vão pagar nada ? Sério ? Quem é que vai pagar essa dívida "perdoada" ?
Como vêem, pessoal, ninguém sabe que gaita de solução é esta. Nem ninguém acredita que seja uma solução.
Outro ponto : como toda a gente continua a não confiar no sector financeiro, incluindo a banca, vai daí a Europa obriga-os a ter uma maior taxa de dinheiro em caixa relativamente ao que emprestam. Porém, aqueles bancos que não o conseguirem fazer pelos seus próprios meios ( os accionistas entrarem com mais dinheiro, por exº ) vão receber dinheiro do Estado. Pago por nós, claro.
Ou seja, pagamos para compeensar a ruína e o descalabro da banca ( BPN ) e pagamos para evitar essa ruína. Sempre a pagar.
Para quê ? Ah, para a Banca poder financiar a actividade económica e o país poder crescer, ora bem. Mas como não cresce, mesmo assim, vai daí sacam-nos os subsídios, que é para dar à Banca, claro.
Alguém percebe alguma coisa desta lógica ? Eu não, só percebo que me estão a esbulhar. E vão continuar.

É como vêem. Está tudo claro e resolvido na Europa, dizem eles. Ou pelo menos estão a caminho.
O tanas, amigos. Estão a caminho, digo-o outra vez, é de de nos pôr a todos à pancada. E não será no futebol ... será mesmo a doer.
.
PS - ah, sim, QNLMJ significa " que não lembram ao Menino Jesus ..."
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário