domingo, outubro 16, 2011

QUE MAL FIZEMOS NÓS A DEUS ?

Dizem que os portugueses são muito queixosos e que nunca estão satisfeitos com o que têm. Pois. Dizem. Mas a verdade é que podíamos ter um pouco mais de sorte, não ? Então, este é o melhor a que temos direito ? Meu Deus ...
Esta última, então, é bem digna do anedotário nacional. Afirma o senhor doutor Passos Coelho, a quem os portugueses ( alguns ) confiaram o cargo de primeiro ministro do nosso país, que cortou os subsídios de férias e natal de 2012 apenas aos funcionários públicos porque o vencimento médio destes é superior em 10 a 15% á média nacional ou do sector privado, não sei bem.
Ah, bom, ficámos todos mais descansados. Afinal, apesar de todas as evidências, é uma medida justa e equitativa, destina-se a compensar o excesso de vencimento que os malandros dos funcionários públicos, pela calada, vêm acumulando.
Está bem, até concordo. Decerto, foi para compensar também esses 10 a 15% de excesso que os vencimentos dos funcionários públicos já tinham sido cortados, em média, 5% desde o início do ano ... Não, espera lá : 5% deste ano mais os 14,28% ( 2 em 14 )do próximo ano já dá 19,28% !! Alto lá, então como é ? Onde é que está a diferença dos 10 a 15% usados na justificação ???
Não pode ser, senhor primeiro ministro, as suas contas não batem certo. Essas contas estão-me a parecer muito à moda da Madeira.
E depois, aqui para nós, já enjoa ouvir dizer sempre as mesmas larachas sem qualquer fundamento de facto. Estou mesmo farto, senhor primeiro ministro. Então os vencimentos dos funcionários públicos, em média, são superiores em 10 a 15% ao vencimento médio nacional ? Mas o senhor não se lembra que no funcionalismo público existem 50% de pessoas com cursos superiores e boas qualificações, como médicos, juízes, professores, etc ... enquanto essa média a nível geral do país ( ou no sector privado, se quiser ) é muitíssimo mais baixa ? Ou está a ponderar em igualdade de qualificações ? Ainda pior, diga-me se um engenheiro ou arquitecto de uma qualquer Câmara Municipal ganha mais 10 a 15% do que um engenheiro ou arquitecto do sector privado ? Ou quererá V.Exa comparar o vencimento de um Chefe de Clínica em Sta Maria com o vencimento de um médico com uma avença numa qualquer policlínica de vão de escada ? Ou comparar o vencimento de um Oficial das Forças Armadas com um homem da segurança de um banco ? Ou um juíz de comarca com um juíz de café ?
Não sei se nos estamos a entender, senhor primeiro ministro, o senhor está a fugir à realidade, a toda a força, exactamente como o outro, a seu lado na foto acima. Para não ter que dizer fugir à verdade.
E, ainda que fosse verdade o que afirma, o senhor já tinha ido "buscar" aos funcionários públicos quase o DOBRO do que afirma ser a diferença para a média do país ou do sector privado. Ou arranja outros números ou deixa de ir "sacar" apenas aos funcionários públicos, caramba.
Mas que sorte que nós temos, malta. Colectivamente, são estas as melhores escolhas que somos capazes de fazer ? Hem ?

PS - Uma pergunta a V.Exa : quando decidiu cortar uma boa fatia no subsídio de Natal de TODOS os portugueses que o recebem, no final deste ano, os funcionários públicos não ganhavam já 10 a 15% mais do que os outros, como agora V.Exa afirma ?

Sem comentários:

Enviar um comentário