sexta-feira, outubro 21, 2011

O CAMINHO CERTO PARA O FIM DO PAÍS

Estas medidas de Passos Coelho, na sua violência e quase castigo, irão representar um valor de 2,0% do PIB ( corte de subsídios e congelamento, descontando o efeito negativo no IRS não arrecadado pelo Estado ), cerca de 3.360 milhões de euros ( Fonte : Relatório do OE 2012 ).
Segundo se depreende do mesmo relatório, são medidas que foram tornadas indispensáveis porque se vai chegar ao final de 2011 com um saldo real de -7,7%, suavizado para os -5,9% apenas com a transferência para o Estado de mais um fundo de pensões de um banco qualquer. Ou seja, deveríamos estar a passar de -5,9% em 2011 para -4,5% em 2012 ( -1,6%) mas afinal estamos a passar de -7,7% para -4,5%, na realidade.
E PORQUÊ ??? Vêem ? Lá está de novo o PORQUÊ ...
Aí, este Governo faz umas fintas, uns golpes de rins, diz umas larachas apressadas e evita ao máximo comprometer-se com uma explicação. A verdade é que a marcha da execução orçamental do subsector Estado, Administração Central, até está a correr melhor que o esperado, soube-se hoje. Então, que raios, onde está o tal buraco tremendo, de 3.400 milhões de euros que tanto aflige o Governo ?
Não tenho a certeza do que vou dizer, mas aposto que não errarei muito se disser que os excessos estão ligados a duas coisas : os efeitos BPN ( oferecidos aos angolanos do BIC, mas sem as dívidas ... ) mais os efeitos Madeira.
E então ? Então, expliquem-me lá a seguir porque raio é que oiço tanta gente a afirmar que os funcionários públicos são demasiados, comem o orçamento todo, etc , etc ... Mas que raio tem uma coisa com outra ???
Certo, certo é que Passos Coelho acha que os salários dos funcionários públicos é que devem pagar a política de merda desenvolvida ( pelo anterior governo ) quanto ao BPN e agora também devem pagar as madurezas do Alberto João da Madeira.
Ora tomem !
Como podem ajuizar, nada mais simples, nada mais justo, nada mais equitativo.

Só que, pessoal, a coisa não vai parar aqui. Farto ando eu desta gente toda a dizer-me patetices e bojardas, sem nada de concreto e de inteligente, sem uma perspectiva para amanhã ...
Só que, dizia eu, em 2013, o défice vai ter que andar pelos 3,0%, malta. Ou seja, é preciso baixar de 4,5% em 2012 ( hummmm, de uns 5,0%, pelo menos) , para 3% em 2013.
Com a abordagem inteligente ao problema que se viu agora, é legítimo perguntar a Passos Coelho : em 2013 vai cortar o QUÊ exactamente ? Aos mesmos funcionários públicos, pelas mesmas razões agora invocadas ? Corta-lhes as pilas e o cabelo ? Ou mais 10 ou 15% de vencimento ?
Ou ainda não pensou nisso ?

Sem comentários:

Enviar um comentário