segunda-feira, maio 10, 2010

QUANDO O MAR BATE NA ROCHA ...

A Europa do euro, finalmente, resolveu sair da apatia e lutar contra o "mercado" financeiro mundial. Pelo menos uma das medidas básicas foi tomada, a criação de um fundo de recurso para auxílio de países com eventuais dificuldades de financiamento. A juros controlados e que não comprometam a recuperação económica desses países nem a estabilidade geral do euro.
Esta medida já deveria ter sido tomada há um mês atrás, quando os mercados evidenciaram estar a "atirar-se" a certos países da Europa como forma de enriquecimento rápido.
Agora, fazem ainda falta mais duas coisas : a legislação de regulação dos mercados financeiros, ao menos para limitar e disciplinar a especulação, e a criação de uma agência europeia de avaliação de risco financeiro. A Europa não pode descansar enquanto não atingir mais estes dois objectivos.

Desculpe, leitor, a minha insistência com este tema. Sucede que é um tema absolutamente estruturante da nossa vida real, nestes tempos. O leitor já viu onde nos está a levar a ganância e a pouca vergonha de uns quantos tubarões financeiros em todo o Mundo ? Já se fala, entre portas, em aumentar o IVA um ou dois pontos percentuais e em criar um novo imposto sobre os salários, provavelmente sobre o 14º mês.
Já viu, leitor ? Uns armam a confusão, metem milhões ao bolso, e depois nós todos cá estamos para dar para o peditório !
Uma tristeza. Um "remake" que começa a chatear, já dei para vários peditórios destes ao longo da minha vida.
Só espero que, desta vez, haja um pouco mais de cuidado e vergonha na distribuição do sacrifício, não só por quem trabalha mas pelo capital também, empresas financeiras incluídas.

Sem comentários:

Enviar um comentário