terça-feira, maio 11, 2010

LAMENTO MUITO, MAS ...

Este pedido de Bento XVI obriga-me a reflectir na tremenda crise de valores que por aí grassa. Sem dúvida seria muito benéfica uma nova evangelização, e o pedido do Papa é oportuno e até comovente, na medida em que faz apelo ao povo que, outrora, foi capaz de espalhar a doutrina de Cristo por quase todo o Mundo.
Pois é, seria muito bom que ainda fossemos capazes de uma empresa desse género, a Europa bem precisava.
O problema é que já poucos portugueses acreditam e praticam essa doutrina. Estão demasiados ocupados a tratar das suas vidinhas, querem lá saber desses valores. Hoje, a grande preocupação dos portugueses, enfim, de muitos portugueses, é ver se ganham uns euros fáceis, na bolsa, nos negócios rápidos em offshores ou em esquemas complicados para deitar mão a dinheiros públicos. Ou a obter lugares em conselhos de administração.
Portanto, Sua Santidade não se deve iludir. Os portugueses dos séc. XV e XVI morreram há muito e estes, os seus descendentes, estão mais virados para outras aventuras.
Ainda se Bento XVI nos pedisse para difundir a vigarice e a corrupção pela Europa, talvez se arranjasse alguma coisa. Para espalhar a virtude e os valores de Evangelho acho que não vamos arranjar muitos voluntários. Nem a Europa os acolheria bem, já agora ...

Sem comentários:

Enviar um comentário