quarta-feira, maio 05, 2010

CINZAS EM PORTUGAL

Portugal não precisa do vulcão islandês para estar cheio de cinzas. Somos perfeitamente autónomos na criação de detritos que escurecem o horizonte e o futuro.
De vez em quando, dou comigo a pensar. Só a pensar. Acreditem ou não é uma actividade muito salutar e que poucos se dão ao luxo de praticar. Por exemplo, o nosso Governo foge desta actividade como o diabo da cruz. Pensar os problemas ? Discuti-los abertamente, sem ter em conta tomadas de posição anteriores ? Deus os livre ...
Vem isto a propósito do nosso Ensino não superior.
Amigos, há quantos anos andamos a assistir a estas lutas entre o Ministério ( com a cobertura de José Sócrates ) e os professores ? Há 3, 4 ? Quais são as alegações do Governo ? Querem um ensino de qualidade, não é ?
Lembram-se da divisão na carreira, entre titulares e não titulares ? Era essencial para a tal qualidade. Pois era, e era-o tanto que agora já não é. Lembram-se do ainda actual Estatuto do Aluno, que introduzia uma prova de recuperação(??) quando o aluno ultrapassava o limite das faltas ? Era assim mesmo, foi celebrado com pompa pelo Ministério e pelo 1º Ministro como um tremendo êxito ... Pois foi, mas agora o Ministério já disse que afinal foi ao contrário, afinal não contribuiu nada para a diminuição das faltas.
O anterior sistema de avaliação foi reconhecido como tendo muitas lacunas e erros, não foi ? Que interessa, o mesmo Ministério veio agora insistir em usar os resultados desse sistema errado e com lacunas para a ordenação dos professores, em concurso que está a decorrer !
Ou seja, qualquer observador culto e imparcial que olhe para esta realidade de fora nota sem dificuldade a extrema leviandade com que os vários responsáveis da pasta da Educação gerem estes assuntos. Leviandade e má-fé. E dissimulação. A sua agenda pode ser explicada de muitas formas mas NUNCA pela defesa da qualidade do ensino. Esse, o nosso ensino, continua de facto a ser a mesma ( desculpem-me ) merda de sempre, nos últimos largos anos. Nota-se, além do mais, uma espécie de raiva surda contra os agentes do ensino, como se o que importasse ao Governo fosse "ganhar" aos professores e gastar menos no Ensino. E é, não tenho hoje a mínima dúvida.
Ora bem, deixem-me ser bruto e muito claro : estou farto desta merda desta atitude. O Ensino em Portugal é também meu, como cidadão, e declaro que estou farto desta porcaria de governação no que ao ensino respeita. A verdade é que este Governo NÃO FEZ NADA EM DEFESA DO ENSINO, APENAS TEM PROVOCADO LUTAS INTERNAS E DESMOTIVAÇÃO, APENAS TEM CONTRIBUÍDO PARA A CONFUSÃO NAS ESCOLAS E A DEGRADAÇÃO DO MESMO ENSINO.
Por mim, que não gosto de meias-tintas nas palavras, estou farto, fartíssimo, vomito só de ouvir falar em Ministério da Educação, apetece-me correr à vassourada toda aquela gente e começar, finalmente, a fazer qualquer coisa para a melhoria do ensino em Portugal.
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário