segunda-feira, junho 25, 2007

O INTRIGANTE E OMNI-PRESENTE SENHOR JOE BERARDO

Sou um aprendiz permanente da natureza humana.
Mais do que um amor genérico pelo ser humano, que não reinvidico – em certos casos sinto mesmo repugnância – tenho o fascínio dos porquês, das motivações, das explicações.
No fundo, talvez não seja mesmo um humanista, apenas alguém que gosta de desmanchar os brinquedos para saber como são por dentro.
Dito isto, confesso que aquele tipo me intriga, o Joe Berardo. Sei pouco sobre ele, ainda não ouvi muita coisa dele, apenas o vi e ouvi em algumas entrevistas, por causa do Benfica.
Da mesma forma que não me reclamo de humanista, também não sou um místico do dinheiro ou do poder. Não sinto qualquer apelo ou admiração particular nem por um nem por outro.
Contudo, gostaria muito de saber o que faz de um ser humano milionário e de outro sem-abrigo. A oportunidade, uma pre-disposição, a ambição, uma habilidade especial, o karma ?
Olhem bem para este homem, oiçam-o. Qe raio existe neste tipo que justifique ou explique os milhões que ele tem ? Transforma em ouro tudo o que lhe vem á mão ?
Coisa intrigante.
Aquilo que se vê é que o senhor é ecuménico : tanto compra obras de arte como clubes de futebol, os seus interesses não conhecem barreiras nem fronteiras, tal como a sua vida. Gosta de se ouvir, tem montes de ideias ( aparentemente sem grande brilho ), assume o papel de animador da vida portuguesa.
Ainda assim, das suas intervenções e palavras ressalta um vazio enorme. Quem é, de facto, este senhor ? Que fez ele na vida ? Ganhou o dinheiro como ? Que habilidades especiais o povoam ? Será um génio do investimento financeiro, será um especialista daquelas mais-valias tipo compra hoje e vende amanhã com 1000% de lucro ?
Notem, não estou a indignar-me nem a criticar o senhor. Apenas gostava de saber como é por dentro este Joe, o homem que diz “fuck him” acerca de Rui Costa, eh eh eh ... Alguma virtude terá, e grande, se o avaliarmos pela sua talha dourada. Mas onde se esconde essa veia de ouro que não a consigo descortinar no meio da sua conversa dificil, mal articulada e um pouco superficial ?
Não, decididamente, este Benfica não vai nada bem... não é este novo mecenas que vai trazer algo de novo ao velho clube...
É apenas mais do mesmo : uma troca de dinheiro por ... mais dinheiro, com a oferta adicional de uma auréola de homem importante e providencial.
Mas que raio terá o futebol, no seu interior, que tanto atrai este género de pessoas ?
Que estranhos tempos estes em que o nome de um clube velhinho, com história e tradição, mais não é que uma marca que vende bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário