sexta-feira, junho 08, 2007

A BANDA LARGA

Hoje foi dia de ar condicionado. Mais um, o terceiro.
A coisa ficou a funcionar, mas a minha confiança nele não. Até evito ligar o bicho, com medo que o mesmo vomite ar quente. Acho que trouxe um dragão para casa, em vez de um urso polar.
Esta epopeia da fuga do gás proporcionou-me, contudo, um momento cada vez mais raro na nossa relação com o mercado. Acontece que eu tinha entregue o cheque ao dono da firma que me instalou o ar condicionado, no dia anterior áquele em que de novo verifiquei que não estava a funcionar. Quando, no dia seguinte, os técnicos entraram em minha casa, um deles entregou-me o cheque que eu tinha passado, dizendo “O meu patrão devolve-lhe o cheque, só o quer de novo quando tudo estiver OK “...
Fiquei admiradissimo, ainda há gente assim, com ética e estilo. Boa !

A meio caminho de lado nenhum.
Este slogan foi inventado pelo PSD, celebrando o meio do mandato do PS. Raramente tenho visto, no marketing político, um slogan tão certeiro como este.
Pouco me importa se o slogan parte de senhores que, nos ultimos tempos, tampouco chegaram a algum lado; é giro e faz-me sempre sorrir, quando o leio nos outdoors espalhados por esta Lisboa. De facto, estamos todos numa dinâmica tremenda de mudança, mas ninguém sabe para onde iremos, ou o que queremos do futuro.
Confrange-me, esta miopia política, esta navegação sem rumo, ao mesmo tempo que se vão fazendo umas coisas para entreter o cidadão.
Navegamos rumo ao défice, como que se assim chegássemos a algum lado. O crescimento é baixissimo, a inflação aumenta ( óh a admiração dos economistas ! ), o desemprego prospera, os despedimentos colectivos upa, upa, a confiança da generalidade dos portugueses há muito que desapareceu ... mas o Governo que escolhemos ( digo escolhemos porque as eleições são um processo de responsabilidade colectiva, não porque eu o tivesse escolhido ) continua teimosamente, muito teimosamente a insistir que estamos no rumo certo.
A ultima das delícias foi esta do anuncio da oferta de computadores e do acesso á internet via banda larga a alunos e professores, ao desbarato. Fiquei emocionadíssimo, agora percebi, finalmente.
Num país de ignorantes, como o nosso, a banda larga é de facto uma aposta sensacional para o desenvolvimento.
Vamos poder afirmar que somos o primeiro país da Europa com analfabetismo funcional, insucesso escolar, elevado desemprego e baixos salários ... tudo em banda larga. E bem larga, ao que se sabe.
Já viram a pinta ?

Sem comentários:

Enviar um comentário